Quais são as principais dores relatadas pela maioria das pessoas?

6 de junho de 2023 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas

dores na coluna

Quais são as principais dores relatadas pela maioria das pessoas?

É provável que você já tenha passado por algum episódio de dores nas costas, se não passou conhece alguém que já sofreu com isso.

A dor nas costas é um problema que atinge grande parte da população mundial, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima-se 80% das pessoas já tiveram esse tipo desconforto. As causas podem variar de má postura a lesões, doenças e problemas de saúde subjacentes.

Neste artigo, vamos explorar as principais dores nas costas relatadas pela maioria das pessoas e os possíveis motivos por trás delas.

Dor Lombar

A dor lombar é uma das dores nas costas mais comuns. Ela é caracterizada por uma dor na região lombar, que pode ser restrita para as nádegas e pernas. As causas mais comuns de dor lombar incluem:

Má postura: má postura pode causar tensão nos músculos das costas e causar dores na lombar.

Lesões: lesões na parte inferior das costas, como torções e distensões, também podem causar dores lombares;

Hérnia de disco: a hérnia de disco ocorre quando o disco intervertebral se rompe ou se desloca, afetando os nervos da coluna lombar e causando dor;

Dor cervical

A dor cervical é outra dor comum relacionada à coluna vertebral. Ela é caracterizada por uma dor na região do pescoço, que pode se estender para os ombros e braços. As causas mais comuns de dor cervical incluem:

Má postura: A má postura tem se tornado comum no dia a dia das pessoas que passam muito tempo utilizando dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores. Digitar ou deslizar a tela, como se trata de movimentos repetitivos pode levar a tensão nos músculos do pescoço e ombro, causando a dor cervical.

Lesões: As lesões como torcicolo e distensões, também são causas dores cervicais;

Hérnia de disco: a hérnia de disco ocorre quando o disco intervertebral se rompe ou se desloca, afetando os nervos da coluna cervical e causando dor;

Artrite: a artrite pode ser causada por diversos fatores, mas os principais são: desgaste natural, excesso de peso, idade avançada, traumatismo entre outros. Ela é caracterizada por um processo inflamatório que causa dores e rigidez nas articulações.

Dor na coluna torácica

A dor na coluna torácica ocorre normalmente na parte superior das costas, que pode se espalhar para outras partes do corpo, como o pescoço, braços ou abdômen. As causas mais comuns de dor torácica incluem:

Lesões: Entorses repentinas causadas por acidentes de carro ou lesões esportivas, como fraturas ou contusões, podem causar dores torácicas;

Carregar peso em excesso: Usar mochilas extremamente pesadas.

Falta de força muscular: O sedentarismo faz com que a musculatura fique fraca.

Além de causas físicas, as dores nas costas também podem ser provocadas por problemas emocionais, como por exemplo, o estresse. Nossos corpos são sistemas interconectados, então estresse e postura andam de mãos dadas. Muitas vezes, problemas como ansiedade, estresse descontrolado e desequilíbrio emocional geral podem causar ou agravar problemas menores.

Ao sentir dores nas costas, é importante procurar ajuda médica para diagnosticar e tratar a causa. A Clínica Vertebrata oferece um tratamento personalizado e eficaz para dores nas costas.

Não permita que as dores nas costas controlarem a sua vida. Agende uma consulta com a Clínica Vertebrata hoje mesmo e experimente uma solução eficaz para a sua dor. Juntos, podemos ajudá-lo a recuperar a sua qualidade de vida e liberdade de movimento.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também