Cuidados durante a musculação para prevenir as lesões nas costas
10 de setembro de 2014 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, dores nas costas
Praticar exercícios físicos é importante para manter a forma e ajudar a corrigir a postura, podendo inclusive ser indicado para quem sofre com dor nas costas. Mas é preciso atenção: sem cuidados adequados, o remédio pode se tornar veneno e acabar causando lesões nas costas.
Selecionamos aqui alguns cuidados que você deve ter ao praticar musculação para prevenir o surgimento de traumatismos nas costas:
1. Faça uma avaliação médica e física antes de começar a praticar musculação
Antes de iniciar qualquer atividade ou esporte, é interessante passar por uma avaliação médica. Isso porque algumas doenças podem se manifestar somente durante a prática, por exemplos as cardiovasculares. Na academia, os treinadores também deverão fazer uma avaliação física, para identificar o seu tipo físico e se você já teve lesões ou doenças que necessitem de atenção especial. A partir disso, um treino especial para suas condições deverá ser elaborado.
2. Nunca pule o aquecimento
Ao entrar na academia, segure a onda antes de sair correndo para levantar pesos. Exercícios aeróbicos antes dos localizados promovem aumento da temperatura corporal e muscular e são essenciais para preparar seu corpo para a atividade física. Uma caminhada ou uma corridinha, de uns dez minutos, já diminuem os riscos de os exercícios localizados causarem lesões.
3. Esqueça o “projeto verão”
Querer compensar meses de afastamento em tempo recorde, um mês antes da estação mais quente do ano começar, é um grande risco para sua saúde. Além de seus músculos não estarem preparados, o esforço excessivo aumenta os riscos de lesões nas costas e no restante do corpo. Ninguém merece não curtir o verão por causa de dores excessivas.
4. Siga as recomendações do instrutor
Não adianta nada se matar num dia e no dia seguinte não conseguir nem levantar da cama! Siga as instruções e não tente pegar mais peso do que o recomendado por seu treinador. Também não vale só fazer os exercícios que você gosta. Acredite: por mais chatos que eles sejam, existe uma razão para estarem ali, seja para alongar, fortalecer ou corrigir a postura. A ideia é trabalhar o corpo inteiro com harmonia.
5. Cuide da sua dieta e tome bastante água
Ter uma alimentação balanceada antes e depois do treino, e tomar água durante a musculação é importantíssimo para que seu corpo tenha os nutrientes e a energia necessária para a atividade. Não force seu corpo e seus músculos se submetendo a dietas malucas que podem terminar em lesões.