Principais cuidados com a postura para evitar dores nas costas

2 de abril de 2015 | sem comentário | Categoria(s): coluna cervical, dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas

A má postura causa dores nas costas, afeta a posição de alguns órgãos internos, diminui o fluxo sanguíneo e pode prejudicar até mesmo a visão.

A maneira de sentar, andar, permanecer em pé ou deitado determina não só a qualidade da postura, mas a qualidade de vida das pessoas. O modo como cada indivíduo carrega seu próprio corpo tem influência direta sobre a dor e pode comprometer a saúde como um todo.

Todas as partes do corpo ficam em equilíbrio quando se tem boa postura.

Depois de anos cultivando hábitos nocivos ao deitar, sentar, parar ou andar, é comprovado que ossos e cartilagens sofrem um desgaste maior e localizado, sendo comum a pessoa começar a sentir dores agudas, como se fossem pontadas ou choques elétricos nas pernas, costas, ombros ou pescoço.

A má postura na fase de crescimento, que vai do nascimento aos 20 anos, chega a torcer os ossos levando a um encaixe assimétrico nas pontas dos ossos e sobrecarregando as cartilagens. Algumas vezes, este desencaixe é tão grave que chega a ser de difícil solução, levando a uma artrose (desgaste) precoce da articulação.

vertebata - dicas de postura certa e errada

Dicas de postura para aliviar a dor

Cuide da postura ao dormir

Nós passamos quase um terço da vida dormindo. Daí a importância fundamental de adquirir bons hábitos posturais ao deitar. O ideal é permitir que a espinha permaneça em sua posição normal, com sua curva natural. Dormir de bruços deve ser combatido, já que a pessoa acaba não só forçando a coluna lombar, como também acaba entortando o pescoço. Essa é a razão por que muita gente acorda mal, mais cansada e dolorida. O ideal é dormir de lado, com um travesseiro que tenha a altura exata entre o ombro e o pescoço. Colocar um pequeno travesseiro entre as pernas ligeiramente flexionadas também é aconselhável para que o repouso seja restaurador.

Em pé, é necessário que pescoço, ombros, coluna lombar, pélvis e quadril estejam todos alinhados. Sentado, enquanto o quadril suporta o peso do corpo, os pés devem estar totalmente apoiados no chão e a coluna deve receber todo suporte do encosto da cadeira.

Para treinar o corpo a manter o alinhamento adequado, deve-se sentar no chão, com as costas contra uma parede. Certifique-se de que a cabeça, os ombros e o quadril toquem a parede e permaneça na posição por alguns minutos. O ideal é repetir o exercício diariamente até que se aprenda a alinhar a coluna. Aproveite a posição para fazer meditação ou relaxamento. Outra dica é tentar levantar e abaixar sem desencostar da parede.

Para exercitar a espinha, deite-se de costas, eleve os joelhos à altura do peito, envolvendo-os com os braços. Role o corpo de um lado para o outro nessa posição, sem soltar, por algumas vezes seguidas.

Deitado de costas, repita os movimentos de bicicleta, com as pernas no ar. Pedale em grandes círculos, sem pressa e sem mover as costas.

Acostume-se a caminhar com a barriga encolhida, ombros e cabeça alinhados com a bacia.

Essas dicas de postura visam fortalecer toda musculatura que sustenta a coluna, que são os músculos abdominais, glúteos e paravertebrais.

Ao menor sinal de dores nas costas, procure um médico para avaliar a sua postura.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *