Principais cuidados para recuperar da cirurgia na coluna

20 de novembro de 2021 | sem comentário | Categoria(s): cirurgia da coluna

Quem vai passar por uma cirurgia de coluna minimamente invasiva deve procurar seguir algumas dicas e cuidados simples após o procedimento para tornar esse momento mais tranquilo.

Uma dica valiosa para um bom pós-operatório é preparar sua casa para esse momento. Deixe itens que você utiliza com frequência, próximo a você; controle remoto, telefone e carregador, são bons exemplos de objetos que devem estar à mão. Além disso, deixe copos, pratos e outros itens de uso constante na cozinha em local de fácil acesso, para que você não precise se abaixar ou se esticar desnecessariamente.

Lembre-se que no período pós-operatório você deve fazer o mínimo de esforço, por isso, se puder, já deixe comidas prontas ou utilize alimentos de fácil preparo – sempre prezando por uma alimentação saudável.

Quanto a melhor posição para dormir após a cirurgia, na verdade, não existe posição correta para dormir, pois depende de qual foi a cirurgia de coluna realizada no paciente e qual a parte. Mas existem algumas dicas/posições bem interessantes onde conseguimos dormir confortavelmente, já que uma noite de sono contínuo e ininterrupto ajuda o corpo a se curar mais rapidamente.

Minimizar a tensão muscular na coluna lombar baixa ajuda através de um melhor posicionamento do corpo, o que pode melhorar o descanso. Em geral, é normal, após a cirurgia na coluna, permitir o paciente dormir em qualquer posição que seja mais confortável. Alguns preferem: dormir de um lado ou de outro com um travesseiro entre os joelhos e / ou atrás deles para apoiar as costas. Para retirar o estresse sobre a região lombar, o paciente pode deitar de bruços na cama, elevar a parte superior das costas / ombro / cabeça – isso é fácil de fazer com uma cama ajustável, mas também pode ser facilmente alcançado em um colchão regular usando travesseiros de apoio (atrás das costas na região torácica) e colocar um travesseiro ou cobertor enrolado sob a parte de trás dos joelhos, de modo que os quadris e os joelhos fiquem levemente flexionados.

E não hesite em pedir ajuda a um familiar ou amigo caso sinta necessidade.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também