Dicas de postura e exercícios para evitar problemas na coluna

23 de junho de 2014 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, tratamento para coluna

Se você tem problemas na coluna sabe que, durante as crises de dor, movimentos aparentemente simples como se sentar e se inclinar podem causar muito desconforto. Se, pelo contrário, você possui a sorte de não se incluir neste grupo, fique atento: problemas na coluna podem se desenvolver com o tempo, e é sempre importante manter o cuidado com ela.

problemas na coluna

Por isso, separamos algumas dicas de exercícios, alongamentos e reeducação postural que ajudam a manter a coluna mais saudável.

– Se suas costas estiverem doendo, evite permanecer muito tempo sentado. Caso seja necessário se sentar, lembre-se de levantar a cada 20 minutos e se mexer um pouco.

– Ao sentar, use um encosto para as costas e apóie os pés de forma que os joelhos fiquem na mesma altura dos quadris ou levemente acima.

– Mantenha o tórax alinhado com a cintura e não se incline para frente quando estiver sentado.

– Se suas costas estiverem doendo, evite se inclinar da cintura para cima, o que aumenta a pressão no disco cervical e pode causar ainda mais dor.

Exercitar-se regularmente também é uma boa forma de prevenir problemas na coluna.

– À medida que o preparo físico e a flexibilidade aumentarem, as dores musculares vão diminuir. Lembre-se sempre que é natural o corpo ficar dolorido sempre que você aumentar a carga da atividade.

– Caminhadas aceleradas são um bom exercício para iniciantes. O ideal é começar com distâncias curtas e aumentar gradativamente a cada semana. Tenha como objetivo caminhar em média 3.2 km em 30 minutos. O normal é que você leve de três a cinco semanas para alcançar essa meta.

problemas na coluna

– Se optar por bicicleta, seja normal ou ergométrica, ajuste a altura do selim, de maneira que não precise esticar a perna para pedalar. Ajuste a altura do guidom, para não precisar se inclinar muito para frente.

– Antes e depois de praticar qualquer exercício, procure se aquecer e se alongar. Caminhadas leves são uma boa maneira de aquecer/esfriar.
– Evite se sentar após atividade física intensa.

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Disfunções cervicais mais comunsDisfunções cervicais mais comuns As dores no pescoço são um dos principais motivos para as pessoas buscarem por atendimento médico. E não é para menos. Estima-se que a dor nas costas, em geral, é um distúrbio que afetará […]
  • Novas técnicas minimamente invasiva para hérnias de discoNovas técnicas minimamente invasiva para hérnias de disco A radiculopatia cervical degenerativa é uma doença que ocorre quando o nervo espinhal cervical ou suas raízes passam por uma disfunção. Geralmente, o problema causa dor no braço e no […]
  • A evolução pode ser a culpada pela suas dores nas costasA evolução pode ser a culpada pela suas dores nas costas As dores na parte de baixo das costas, comuns a muitas pessoas, podem ser resultado da evolução da humanidade. Uma semelhança das vértebras humanas com a espinha dorsal dos nossos […]
  • 6 dicas para aliviar dores nas costas durante a gravidez6 dicas para aliviar dores nas costas durante a gravidez A gravidez é um momento mágico para muitas mulheres, porém, a medida que a barriga vai crescendo, os movimentos vão ficando mais difíceis e logo surgem as dores nas costas. Com certeza […]
  • Dicas para evitar a dor nas costas ao dormirDicas para evitar a dor nas costas ao dormir Uma das causas da dor nas costas noturna é a maneira de dormir. A dor nas costas noturna é aquela que aparece quando estamos deitados na cama e nos impede de ter uma boa noite de sono. […]
  • Conheça as principais doenças da colunaConheça as principais doenças da coluna Prolemas de saúde como dores nas costas derrubam qualquer pessoa. Conheça as principais doenças da coluna. Além da dor, problemas de coluna atrapalham muito as nossas atividades diárias e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *