Saiba como aliviar a dor no nervo ciático

18 de maio de 2022 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

Dores nas costas trazem a sensação de desânimo e estresse. Principalmente ao realizar uma atividade como trabalhar, por exemplo. Dores nas costas prejudicam aqueles que trabalham sentados ou que realizam serviços braçais. Muitas vezes não tem para onde “fugir”, nada é capaz de aliviar dores agudas nas costas. Por esse motivo, procurar ajuda medica o quanto antes, é essencial para iniciar um tratamento adequado.

Contudo, muitas pessoas deixam de procurar ajuda médica especializada para se automedicar em casa e aliviar a dor. O uso de relaxante muscular tem efeito passageiro e não trata o problema. Além disso, com ajuda profissional é dado o diagnóstico sobre o real motivo da dor, o que muitas vezes acontece nos casos da inflamação no nervo ciático, sendo confundia com dores nos rins.

Causada pelas compressões das raízes do nervo ciático, essa inflamação pode irradiar dores pelas nádegas, pernas, pés, e abaixo do joelho. O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, formado por raízes nervosas. Ele começa no final da coluna e vai até os pés, por esse motivo a inflamação desse nervo irradia dor para outras partes do corpo.

 

Como é diagnosticado o problema?

Através do raio X e da avaliação física realizada por um médico ortopedista, é possível saber se o nervo ciático está sofrendo compressão. Existem exames complementares como a eletroneuromiografia e a ressonância magnética. Tudo para auxiliar o médico no próximo passo, que será o tratamento para aliviar a dor do nervo ciático.

 

O que causa a dor ciática?

Geralmente a dor no nervo ciático é causada por hérnia de disco, que acaba pressionando as raízes nervosas provocando uma inflamação. Outra causa é a síndrome de piriforme, comum em atletas, onde o nervo ciático é pressionado constantemente pelo músculo periforme.

Outras situações podem desencadear dor, como a falta de postura. Causa muito comum entre diversas dores nas costas, mas que impacta bastante o nervo ciático. Manter a coluna vertebral alinhada é extremamente importante e pode evitar problemas futuros.

Acidentes também podem ser uma das causar da dor. Sofrer impacto na região da coluna pode afetar o nervo ciático, já que está interligado a outros nervos no corpo.

 

Como aliviar a dor no nervo ciático?

Os tratamentos para aliviar a dor no nervo ciático dependem do quadro do paciente. Em alguns casos o repouso e o conjunto de métodos não invasivos resolvem a inflamação, porém há casos que necessitam de intervenção cirúrgica. As principais formas de aliviar a dor são:

 

 Consultas de fisioterapia: muito indicado para minimizar as dores e a inflamação, com a orientação de equipamentos e exercícios. Alongamentos e técnicas que melhoram a irrigação sanguínea também fazem parte do processo, aliviando a dor no nervo ciático. Aplicação de calor no local ajuda a tratar a região e relaxa o músculo.

Exercícios: ficar de repouso por muito tempo não é recomendado, pois ficar na mesma posição pode causar dores. Neste caso, exercícios de alongamento são muito úteis para esticar e aliviar a compressão nos nervosos. Fazer caminhada regularmente com postura adequada também pode ajudar a aliviar a dor, pois essa prática libera endorfina que combate a inflamação e a dor.

Massagens: massagear o local com pomada anti-inflamatória ou óleos essenciais ajuda a aliviar a dor e melhora a circulação no local, relaxando os músculos.

Alimentação: é importante optar por alimentos que ajudem a diminuir a inflamação como brócolis, salmão, gengibre, abacaxi, entre outros. Evitar alimentos que causam efeitos inflamatórios como fritura, bacon, embutidos, refrigerantes, derivados da carne vermelha, é uma boa forma de evitar as dores.

Bolsa térmica: fazer compressa quente no local minimiza as dores. É interessante fazer a cada 2 ou 3 horas para ter um resultado significativo.

 

Conclusões sobre a dor no nervo ciático

Sabemos que problemas na coluna podem se agravar e ficar bem sérios. Não opte por se automedicar em casa para aliviar a dor no nervo ciático, é para isso que existem médicos especializados que te ajudam a resolver o problema. Ter um diagnóstico precoce garante que os tratamentos sejam mais efetivos a curto ou médio prazo.

Se você está sofrendo com dores nas costas e ainda não sabe o motivo, conte com a Vertebrata, uma clínica especialista com mais de 20 anos de experiência em tratar problemas na coluna!

Entre em contato no telefone:

(51)3062-3333

(51)3456-2120

(51)3665-1198.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também