Terapias e tratamentos para dor nas costas e na coluna

4 de maio de 2012 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral, dor na coluna, dores nas costas, tratamento dor nas costas

No post de hoje traremos métodos de alívio e tratamento para dor nas costas muito utilizados para aliviar problemas graves que acometem a coluna vertebral.

A dor na coluna é um problema que tem acometido um grande número de pessoas de diferentes faixas etárias que sofrem de diferentes doenças de coluna.

Seja devido a posturas erradas ou má formação, os problemas de coluna são destaque nos rankings de reclamações nos consultórios. Independente da origem de sua dor nas costas, é importante que qualquer sinal deste caso mereça atenção e a procura de um médico especializado no assunto.

Lembrando que os artigos aqui colocados são de caráter educativo e não substituem de maneira nenhuma uma consulta com um médico especializado em coluna.  Boa Leitura!

tratamento dor nas costas tratamento dor na colunaTerapias com calor e frio para dor na coluna

Calor e gelo são dois dos tipos mais comuns de terapias passivas, não invasivas e que não causam dependência. Calor e frio podem ser usados alternativamente e geralmente são usados como introdução à terapia com exercícios físicos.
Agentes de calor e frio sempre deveriam ser usados com cautela. Antes de seu uso é bom consultar um profissional de saúde.

Bolsas quentes e terapia por calor

A terapia por calor induz à vasodilatação: levando o sangue aos tecidos alvo. Um maior fluxo sanguíneo fornece o oxigênio e os nutrientes necessários, além de remover as células mortas. O calor diminui os espasmos musculares, relaxa músculos tensos, alivia a dor e pode aumentar o âmbito dos movimentos.

O calor superficial pode ser obtido de várias formas, inclusive com compressas quentes e úmidas, bolsas térmicas secas ou úmidas, hidroterapia e bolsas comerciais de gel. As bolsas quentes de qualquer tipo sempre devem ser envoltas com uma toalha para evitar queimaduras. As bolsas de gel furadas devem ser descartadas imediatamente, visto que o agente químico ou gel queima a pele.

Bolsas frias e terapia por frio

A terapia por frio produz vasoconstrição, o que deixa a circulação mais lenta, assim reduzindo a inflamação, os espasmos musculares e a dor na coluna. O frio superficial é obtido de muitas formas, inclusive com uma variedade de bolsas comerciais, cubos de gelo, toalhas ou compressas geladas e algumas formas de hidroterapia. A duração da terapia por frio é menor que a da terapia por calor, geralmente menos de 15 minutos. Sabe-se que o efeito do frio é mais duradouro que o do calor.

Calor ou gelo nunca devem ser aplicados diretamente na pele. Uma barreira, como uma toalha, deve ser colocada entre o agente frio e a superfície da pele para impedir dano cutâneo e nervoso.  As bolsas frias comerciais furadas devem ser descartadas imediatamente, pois a substância química ou gel queima a pele.
ultrassom para tratamento dor nas costas dor na coluna

Ultrassom: um tratamento para dor na coluna usado na fisioterapia

O ultrassom é uma modalidade passiva: um complemento ao tratamento principal (por exemplo, exercício físico). As modalidades passivas são tipicamente usadas para relaxar o paciente, como uma distração à dor e/ou para aquecer os músculos para o exercício físico.

O que é ultrassom?

O equipamento de ultrassom gera ondas de som de alta frequência que são transferidas para uma região específica do corpo através de uma sonda transdutora arredondada. As ondas de som penetram nos tecidos (por exemplo, músculos), criando um calor ameno. A antiga versão do ultrassom atual chamava-se diatermia por ondas-curtas. Hoje em dia é raramente usado.

Como é feita a administração do tratamento para dor na coluna

O fisioterapeuta geralmente aplica um gel hipoalergênico na pele, que cria uma superfície livre de fricção. Usando o transdutor com movimentos circulares suaves, o terapeuta administra o tratamento, que dura vários minutos.
O ultrassom também pode ser usado em fonoforese. Esse tratamento envolve a aplicação de um medicamento anti-inflamatório tópico. O medicamento pode ser misturado ao gel do ultrassom e aplicado à região com o uso do transdutor. As ondas ultrassônicas forçam o medicamento a migrar para os tecidos, reduzindo a inflamação.

O tratamento não é doloroso e o paciente sente apenas um formigamento na região tratada.

Como é que o paciente se beneficia com o ultrassom?

Enquanto o transdutor desliza pela pele, as ondas de som penetram a superfície cutânea fazendo os tecidos moles vibrarem e assim geram calor. Em consequência, o calor induz à vasodilatação: leva sangue para os tecidos alvo. Um maior fluxo sanguíneo fornece o oxigênio e nutrientes necessários, além de remover as células mortas. O calor ajuda a aliviar a dor e a inflamação, reduz os espasmos musculares e acelera a cura. Dependendo da região do tratamento, o âmbito de movimentos pode ser aumentado.

Estimulação nervosa elétrica transcutânea (TENS)

A estimulação nervosa elétrica transcutânea, também conhecida como TENS ou TNS, segundo a sigla em inglês, é uma modalidade passiva, não invasiva, que não causa dependência, sem efeitos colaterais conhecidos. A TENS funciona para diminuir a percepção da dor e pode ser usada para controlar dor aguda e crônica nas costas. Pode ser usada em combinação a outros tratamentos, como exercício físico.

O que é TENS?

A estimulação nervosa elétrica transcutânea envia uma corrente elétrica indolor a nervos específicos. A corrente pode ser transmitida de modo intermitente. A corrente elétrica de baixa frequência gera calor para aliviar a rigidez, melhorar a mobilidade e aliviar a dor. Acredita-se que o tratamento para dor nas costas estimule o organismo a produzir endorfinas ou analgésicos naturais.

De que modo o tratamento é administrado?

O fisioterapeuta aplica eletrodos de borracha siliconizada na pele da região a ser tratada. As correntes de baixa frequência passam do estimulador fixo através dessas borrachas siliconizadas. A TENS é também usada para a administração de medicação esteroide através da pele para tratar episódios agudos de dor. Esse tratamento se chama iontoforese. A corrente de baixa frequência faz a medicação penetrar no tecido mole, servindo assim para reduzir a inflamação.

O estimulador portátil é um aparelho pequeno operado a pilha que pode ser usado em volta da cintura. A unidade pode ser ligada e desligada conforme o necessário para o controle da dor. Embora essas unidades possam ser adquiridas ou alugadas, é preciso ter uma requisição médica. Geralmente é o fisioterapeuta quem ensina o paciente a usar o aparelho, inclusive a colocação adequada dos eletrodos para obter o máximo benefício. Para garantir que o paciente irá se beneficiar da TENS, o aparelho portátil é usado em termos de teste antes que o paciente o leve para casa para o uso a longo prazo. Infelizmente, nem sempre a TENS representa um tratamento eficaz.

Quem não deveria usar a TENS?
Pacientes com marca-passo devem evitar a TENS, pois a corrente elétrica pode interferir na operação do marca-passo.

tratamento dor na coluna com exercicios para as costas

Exercício físico e fisioterapia para dor na coluna

A fisioterapia compreende duas partes principais – tratamentos passivos e ativos. Os tratamentos passivos calmantes, como as terapias com calor e frio e massagem, preparam o organismo para os tratamentos ativos. Os tratamentos ativos – que geralmente são conhecidos como exercícios físicos – melhoram a força física, o âmbito dos movimentos e a flexibilidade para ajudar na cura da coluna e prevenir futuras dores nas costas e na nuca.

O tratamento da dor na coluna com fisioterapia pode incluir exercícios que:

  • fortalecem a musculatura abdominal (um centro forte ajuda a apoiar a musculatura posterior)
  • melhoram o âmbito dos movimentos por meio de técnicas de alongamento e flexibilidade
  • promovem resistência e perda de peso (exercícios aeróbicos, por exemplo, são os que mais ajudam a atingir essas metas).

O fisioterapeuta lhe ensinará os princípios de cuidados pessoais que o farão entender como melhor tratar sua dor nas costas e na nuca. O objetivo principal é que você desenvolva seu conhecimento para manter um estilo de vida livre de dor. É fundamental que você aprenda a se exercitar e condicionar suas costas após o término da terapia. Se você não aplicar as lições que aprendeu durante a fisioterapia, não ira aproveitar seus resultados a longo prazo.

Confira em nosso blog muito mais informações sobre causas e tratamentos para dor na coluna.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *