Saiba mais sobre o torcicolo

10 de outubro de 2013 | sem comentário | Categoria(s): dor no corpo

O torcicolo é um problema que aflige muitas pessoas e que causa muita dor. Saiba mais sobre o torcicolo, como evitar e como tratar o torcicolo.

Um movimento abrupto da cabeça ou um mau jeito enquanto você está dormindo podem provocar um leve ferimento em alguma das 36 articulações existentes na coluna, na região do pescoço. A maior parte delas serve para facilitar o giro do pescoço e dar flexibilidade. Este ferimento é o torcicolo.

Como evitar o torcicolo?

Se você é submetido constantemente a situações estressantes ou trabalha muito tempo na mesma posição é bom fazer exercícios de relaxamento cervical várias vezes ao dia para evitar o torcicolo. Interrompa o trabalho por cinco minutos e faça os seguintes exercícios:

1)    Fique em frente ao espelho e observe os seus ombros. Se um estiver mais alto do que o outro, relaxe-o com rotações para frente e para trás;2)    Flexione e estique o pescoço lentamente;3)    Gire a cabeça de um lado para o outro, levando o queixo até o ombro;

4)    Dobre a cabeça para as laterais, levando a orelha ao ombro.

 

Como aliviar a dor do torcicolo?

Se não foi possível evitar a lesão, ficam aqui algumas dicas de como aliviar a dor provocada pelo torcicolo:

Faça movimentos suaves, de alongamento, sem provocar dor intensa.

Aplique calor local que pode ser com uma bolsa com água quente enrolada em uma toalha durante 30 a 45 minutos e trocá-la quando esfriar. Depois tente esticar os músculos devagar.

A menos que você tenha alergia ou proibição médica, tome um analgésico associado a um relaxante muscular. Consulte seu médico sobre o medicamento adequado para você.

Além destas práticas, sessões de fisioterapia que incluam massagem e ultrassom podem ajudar. O uso de um colar cervical também, pois deixará que os músculos descansem, diminuindo o espasmo. Vale lembrar que é sempre recomendado consultar seu médico para ter o diagnóstico correto e ter certeza que se trata de um torcicolo.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *