Tratamento para coluna com acupuntura

12 de setembro de 2013 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, tratamento para coluna

Existem diversos tratamentos para dores nas costas. Um ótimo tratamento para a dor nas costas é a acupuntura.

A prática da acupuntura tem suas raízes na milenar tradição da medicina chinesa, sendo hoje amplamente difundida em todo o mundo, tendo a eficácia de sua utilização já sido reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil, a acupuntura é não somente uma prática reconhecida e generalizada, como também é uma forma de tratamento que pode ser realizada na rede pública de saúde, através do SUS (Sistema Único de Saúde). Entre suas muitas vantagens em relação aos métodos da medicina ocidental ortodoxa, destaca-se a ausência de eventuais efeitos colaterais nos pacientes.

A acupuntura baseia-se no estudo da circulação de uma energia vital pelo corpo humano, chamada pelos chineses de qi. Segundo esse conhecimento tradicional, a circulação harmoniosa dessa energia garante o bom desempenho das funções vitais. Justamente, a técnica da acupuntura consiste em promover o fluxo adequado dessa energia, atuando sobre os pontos em que esta se encontra bloqueada em nosso corpo. Além deste equilíbrio interno, a medicina tradicional chinesa, que é a origem filosófica da acupuntura, preocupa-se em promover o equilíbrio do corpo com o ambiente que o rodeia, considerando que esta interação é fundamental para a saúde humana, em uma visão holística.

Ainda que a acupuntura não se baseie em postulados científicos convencionais, sua eficácia vem se confirmando na literatura médica. E dentre os casos em que se tem observado melhores resultados, encontra-se o tratamento de dores crônicas, notadamente da coluna. Nestes casos a acupuntura tem sido muito recomendada, sobretudo para o tratamento dos sintomas de dor causados por lesões de disco e na coluna, proporcionando uma melhor qualidade de vida, ainda que nos casos mais severos ela não possa evitar a necessidade de um tratamento mais invasivo, como uma cirurgia.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *