Tratamento para a síndrome facetária

22 de julho de 2022 | sem comentário | Categoria(s): Hérnia de disco, tratamento para coluna, tratamentos

Atualmente muitas pessoas sofrem com dores e desconfortos na coluna, deixando de lado suas atividades diárias. Às vezes as dores são tão fortes que limitam os movimentos. Infelizmente a maioria opta por não procurar ajuda médica, pois desacreditam que existam tratamentos eficazes.

Hoje existe uma série de recursos, inclusive minimamente invasivos, que diminuem significativamente dores e desconfortos. É necessário ter paciência e se dedicar ao tratamento proposto para obter resultados positivos.

Entre esses problemas de coluna está a síndrome facetária, que se resume na inflamação, irritação ou inchaço das articulações das juntas atrás das vértebras. Aos poucos, isso degenera as vértebras, que por sua vez, desgastam os discos vertebrais. Esse processo inflamatório pode causar dores e desconfortos, parecidos com choques ou “beliscos” nos nervos.

Os sintomas podem variar se o desgaste estiver no pescoço ou na coluna cervical, causando dores e dificuldade para movimentar a cabeça e dor irradiada para o dorso. Se a síndrome estiver na parte inferior das costas ou na lombar, a dor pode chegar às nádegas e pernas, além de dores na coluna e dificuldade para andar ou ficar de pé.

Quais são os tratamentos sugeridos?

A síndrome facetária não precisa ser tratada através de cirurgia, existem outras formas eficientes que ajudam a aliviar os sintomas e a inflamação, como:

– Exercício físico: ajudam a fortalecer a musculatura, melhora os movimentos, reduzindo a dor e desconforto;
– Alongamento: ótima opção para melhorar a flexibilidade os músculos, diminuindo o atrito causado na coluna;
– Medicação: o uso de anti-inflamatórios, analgésicos ou relaxantes musculares também podem ser prescritos pelo médico;
– Bloqueio facetário: consiste na aplicação de um conjunto de medicamentos por meio de injeções diretamente nas articulações;
– Neurotomia: procedimento realizado para destruir terminações nervosas das articulações facetárias. Isso faz com que a mensagem para o cérebro seja “cortada”, deixando de emitir sinais de dor;

O seu médico irá decidir qual é o tratamento mais apropriado em seu caso, através da realização de exames e com o diagnóstico em mãos.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também