25 de outubro de 2013 | 1 comentário | Categoria(s): hipercifose, tratamentos
Entenda o que é a cifose, quando isso se torna um problema e quais os melhores tratamentos.
A cifose é uma curvatura normal da coluna. Quando esse desvio da coluna se torna muito acentuado é o que chamamos de hipercifose, uma curvatura que gera a palavra conhecida como “corcunda”.
Fonte: https://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_23/cap_269.html
Todos corremos riscos de termos problemas futuros, ou já iniciados de hipercifose, devido à má postura. Com toda agitação do nosso cotidiano, nem paramos para analisar como nos comportamos em relação à nossa postura. Não damos bola para algo que pode tornar-se sério. Sofremos as consequências desse descuido na velhice. É na terceira idade o momento em que mais se percebe os problemas ocasionados pela Cifose. Mas fique atento, ela pode surgir muito antes do que se pensa, como na adolescência e na fase adulta.
Há outros fatores além da má postura que acarretam o agravamento da Cifose como doenças degenerativas (artrite ou degeneração do disco), Osteoporose, algum tipo de trauma nesta região e até mesmo o encontro das vértebras.
Os sintomas mais comuns são: dificuldades para respirar, desconforto, dores que incomodam muito na região coluna, fadiga e coluna mais inclinada.
Tratamento para Hipercifose
O tratamento para a hipercifose, em alguns casos, é a cirurgia para a correção do desvio quando o surgimento é prematuro (adolescência ou fase adulta).
Existe tratamento com cintas para a correção quando esta não atinge inclinações maiores que 60 graus. Em alguns casos, o médico poderá transcrever medicações para amenizar o problema. A cirurgia é realizada quando a dor torna-se insistente e incômoda, a ponto de dificultar a realização de funções que até então pareciam normais.
Fique atento aos sintomas da cifose. Quanto mais cedo diagnosticado, muito mais tranquilo será o tratamento e a recuperação.
Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.
Leia também
- Dores no corpo muitas vezes são sinônimos de má postura A má postura é um dos principais motivos das dores na coluna e normalmente é desencadeada pelo excesso de peso, permanência na mesma posição por muito tempo e sedentarismo.
Um dos […]
- Hipercifose: o que é e como evitar A hipercifose se caracteriza por um aumento anormal da coluna.
Vulgarmente chamada de corcundez, a hipercifose é uma curvatura acentuada na concavidade posterior da coluna, chamada de […]
- VOCÊ SABIA QUE AS DORES NAS PERNAS TÊM RELAÇÃO COM SUA COLUNA? A região das costas é responsável pela maior parte do peso do corpo principalmente a lombar, que está ligada aos membros inferiores (quadril, pés, coxas e pernas), por meio dos nervos que […]
- Encontro no Chile reúne médicos especialistas em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Exitosa participação do Dr Ailton Moraes, da Clínica Vertebrata em um recente encontro de médicos especialistas em tratamentos da coluna, que ocorreu em Santiago, Chile, entre os dias 20 e […]
- Cirurgia endoscópica da coluna é alternativa moderna e segura a outros tratamentos cirúrgicos A endoscopia é uma técnica de mínima invasão e agressividade que permite visualizar o local exato da doença com grande aumento, proporcionando muito mais segurança ao médico e […]
- Insatisfação Pós-Operatória: Expectativas vs. Resultados Mesmo após uma cirurgia de coluna bem-sucedida, a insatisfação pós-operatória pode surgir se as expectativas do paciente não forem correspondidas.
Um estudo da Dra. Jacquelyn S. Pennings […]
1 comentário
Tenho 38 anos e tenho a coluna corcunda eu consigo voltar com a coluna reta?