Tratamentos para dor nas costas que podem ser feitos em casa

13 de maio de 2014 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, dores nas costas, Exercícios para coluna, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna

Algumas atitudes servem como tratamentos de emergência para dor nas costas.

Tratamento de dor nas costas com geloEm alguns casos, quando algum trauma acontece, há tratamentos para dor nas costas que podem ser feitos em casa, através de primeiros socorros para aliviar os sintomas.

Entretanto, lembramos que nenhum deles devem ser vistos como substitutos de uma consulta de um médico que vai poder indicar o melhor tratamento para dor nas costas. Em alguns casos, eles podem inclusive mascarar sintomas e problemas na coluna mais graves do que aparentam. Por isso, é sempre importante buscar recomendação profissional.

Opções de tratamentos caseiros para dor nas costas

Aplicação de gelo alivia a dor
tratamentos para dor nas costasQuando aplicar: quando tiver espasmos musculares nas costas ou no caso de qualquer desconforto nas costas, nos ombros ou no pescoço.
Qual o efeito: interrompe o ciclo do espasmo da dor nos nervos por desacelerar o impulso nervoso, diminuindo a dor e o inchaço por atordoar a área de aplicação.
Como aplicar: encha um copo de papel ou isopor com água e coloque para congelar. Depois que a água estiver congelada, “descasque” o fundo do copo, expondo de 2 a 5cm do gelo. Você pode deitar-se de bruços sobre um travesseiro, para que alguém esfregue o gelo na área afetada das costas ou deite-se de lado e passe o gelo por conta própria. Esse tipo de aplicação também é muito eficiente contra espasmos de dor no pescoço. Massageie a área onde sente espasmo muscular ou dor e faça isso em forma circular num diâmetro de 10 a 15cm, tomando sempre o cuidado de fazer a aplicação à direita ou à esquerda da coluna e nunca diretamente em cima dela.
Por quanto tempo: de 5 a 7 minutos no máximo, para evitar queimaduras de frio.
Com que frequência: as aplicações de gelo podem ser ministradas a cada hora. Quanto maior a frequência, maior as chances dos espasmos e o desconforto diminuírem.
Bolsa de gelo: Se copos não estão disponíveis, pode-se usar um saco plástico sem furos. Encha o saco plástico com cubos de gelo e enrole-o num pano ou toalha, fazendo aplicações de 20 minutos, conforme explicado anteriormente. Bolsas de gelo podem ser adquiridas em farmácias. Após a aplicação, faça os alongamentos.

Posições de alongamento para as costas
Imediatamente após a aplicação do gelo, deite de costas e leve seus joelhos até o peito. Pode-se levar um joelho de cada vez ou ambos ao mesmo tempo. Mantenha os joelhos nessa posição por, pelo menos, um minuto. Esse alongamento ajudará a normalizar os músculos que sofriam de espasmos.

Comece de quatro no chão. Arqueie  e relaxe as costas, aos poucos, até que fiquem retas novamente. Repita esse movimento lentamente de cinco a dez vezes. Esse alongamento é eficaz tanto após a aplicação de gelo como na rotina diária de alongamentos.

Esses tratamentos simples ajudam a diminuir o desconforto e a dor nas costas, mas não substituem uma consulta médica.

Se as dores forem muito fortes e os sintomas persistirem, entre em contato com um médico ou marque uma consulta com um médico especialista em coluna da Clínica Vertebrata.

Se os tratamentos aqui explicados aumentarem as dores nas costas ou sintomas, não persista neles e entre em contato com seu médico imediatamente.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Sinais de que você deve procurar um médico da colunaSinais de que você deve procurar um médico da coluna A dor nas costas atinge boa parte da população, por isso, é importante conhecer os sinais que indicam a hora de procurar um médico da coluna. É normal as pessoas sentirem dor nas costas […]
  • A evolução pode ser a culpada pela suas dores nas costasA evolução pode ser a culpada pela suas dores nas costas As dores na parte de baixo das costas, comuns a muitas pessoas, podem ser resultado da evolução da humanidade. Uma semelhança das vértebras humanas com a espinha dorsal dos nossos […]
  • Disfunções cervicais mais comunsDisfunções cervicais mais comuns As dores no pescoço são um dos principais motivos para as pessoas buscarem por atendimento médico. E não é para menos. Estima-se que a dor nas costas, em geral, é um distúrbio que afetará […]
  • Novas técnicas minimamente invasiva para hérnias de discoNovas técnicas minimamente invasiva para hérnias de disco A radiculopatia cervical degenerativa é uma doença que ocorre quando o nervo espinhal cervical ou suas raízes passam por uma disfunção. Geralmente, o problema causa dor no braço e no […]
  • Anatomia da coluna: Região torácicaAnatomia da coluna: Região torácica Você sabia que problemas no ombro, na coluna lombar, na cervical e até questões respiratórias podem estar relacionadas à sua coluna torácica? Aqui você encontrará informações dessa região […]
  • Anatomia da coluna: Região cervicalAnatomia da coluna: Região cervical Hoje iniciamos uma série de quatro textos que irão abordar cada divisão da coluna vertebral, com suas características e patologias mais frequentes. Quando o assunto é dor na coluna, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *