Aplicação de próteses de silicone pode causar dores na coluna: saiba como prevenir

24 de maio de 2021 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna

Próteses de silicone podem gerar dores na colunaUma das principais cirurgias estéticas realizadas nas mulheres brasileiras passa a se tornar uma preocupação para a saúde da coluna. Em alguns casos,  mulheres que fizeram aplicação de próteses de silicone começaram a sentir dores na coluna devido o excesso  de peso dos materiais implantados.

Em alguns casos, cada prótese chega a ter 600ml. Algo que  pode provocar alterações na postura da paciente.

Número de cirurgias de próteses mamarias no Brasil

No Brasil, esse procedimento representa 18,8% das cirurgias plásticas. Contudo, nos últimos anos têm crescido os pedidos de explante das próteses de silicone no país, sendo a principal queixa as dores nas costas.

O surgimento de dores após a aplicação de próteses de silicone

As próteses de silicone podem fazer o efeito inverso ao que a paciente busca, pois, ao invés de levantar, se o peso da prótese não for o adequado, os seios podem ficar caídos. Diante disso, um estudo para se saber qual o peso ideal para cada paciente é fundamental. Isso evitará o surgimento de incômodos na coluna.

Em casos onde ocorre a alteração desproporcional do peso dos seios, as pacientes podem sofrer limitações na realização de atividades cotidianas como, por exemplo, varrer o chão de casa.

Dicas do doutor sobre as próteses

  • Não basta saber quanto custa uma prótese de silicone. Também é importante saber qual é a medida ideal para o seu corpo;
  • Saiba quais são os modelos de próteses de silicone que serão colocadas no seu corpo. Produtos de má qualidade podem provocar males à saúde.
  • Se você já tem próteses e elas não causam dores na coluna, isso pode estar mostrando que o peso delas está respeitando a sua estrutura.

Para ter as melhores orientações sobre a saúde da sua coluna, consulte a Vertebrata através dos nossos canais de atendimento ou visite um de nossos consultórios.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também