Atividades físicas que diminuem as dores na coluna

13 de junho de 2016 | 2 comentários | Categoria(s): dor na coluna, dores nas costas, Exercícios para coluna

Os exercícios, quando orientados pelo seu médico ou outo profissional habilitado, ajudam a controlar as dores na coluna e a aumentar a sua qualidade de vida

Que as dores nas costas são incômodas e acabam atrapalhando as tarefas do dia a dia, 80% da população mundial sabe e sente. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, esse é o percentual de pessoas que, em algum momento da vida, vão desenvolver problemas na coluna lombar, dorsal ou cervical devido a vários fatores.

As principais causas das dores na coluna são o estresse, a má postura, o sedentarismo e a obesidade. O excesso de peso reflete tão diretamente na qualidade de vida e saúde que, 10 quilos de sobrepeso aumentam em 25% os riscos de causar algum dano à coluna.

A prática de exercícios físicos é grande aliada no combate às dores de coluna.

Isso porque, em geral, os exercícios fortalecem toda a musculatura estabilizadora, como são conhecidos os músculos que mantêm a coluna na posição correta, diminuindo a carga absorvida por ela.

Por isso, se você sofre com dores na coluna e quer começar a ter uma rotina mais saudável, listamos modalidades de atividades físicas que vão ajudar no controle das crises e aumentar a sua qualidade de vida.

Natação – atividade de baixo impacto para a coluna

A grande vantagem da natação é que os exercícios realizados na água são feitos sob a influência de forças de empuxo e considerados aeróbicos de baixo impacto, ou seja, aliviam o impacto sobre sua coluna e mobilizam diversos grupos musculares.

Para quem sofre com dores, os acessórios que ajudam na flutuação, como pranchas e nadadeiras e a correta execução dos exercícios são fundamentais para diminuir o estresse na coluna.

nataçao

Musculação – fortalecimento dos músculos estabilizadores

A prática da musculação é benéfica para quem sofre com problemas de coluna, já que ela estimula os músculos do core, quadril e região lombar, formando uma espécie de cinturão que protege os órgãos, além de evitar a má postura e sobrecarga na coluna.

vertebrata - musculaçao

Pilates – um exercício físico completo

O pilates, ao mesmo tempo em que fortalece os músculos responsáveis pela estabilização da coluna, ainda promove ao aluno a consciência corporal e a boa postura, essencial para o controle de dores lombares, dorsais e cervicais. Ele é considerado um exercício completo, já que reúne força, resistência, flexibilidade, controle de movimentos e respiração.

vertebrata - pilates

Antes de começar qualquer exercício físico, não esqueça nunca de fazer alongamentos para preparar o seu corpo para a prática e diminuir os riscos de lesões.

Seja qual for a modalidade que você escolha praticar, lembre-se que ela deve ser orientada pelo seu médico. Só ele será capaz de prescrever a prática ideal de acordo com o seu quadro clínico.

Os exercícios também devem ser acompanhados de profissionais de educação física e fisioterapia, que são os mais indicados para orientar a correta execução dos movimentos, bem como corrigir as falhas que podem agravar as suas dores na coluna.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Dor de cabeça x Má posturaDor de cabeça x Má postura Você sofre com constantes dores de cabeça, já tomou diversos analgésicos e nada resolveu? Saiba que a causa pode estar na sua coluna! É a chamada cefaleia tensional. Esse tipo de dor de […]
  • Escoliose durante a gestação: quais os cuidados?Escoliose durante a gestação: quais os cuidados? A escoliose é um distúrbio que causa uma curva anormal da coluna vertebral, o que faz com que ela se incline para um lado. Essa curvatura pode estar em qualquer parte da coluna, embora […]
  • O estresse é um inimigo da coluna cervicalO estresse é um inimigo da coluna cervical A dor cervical é uma conhecida de muita gente. Tanto que, estudos indicam, 70% da população sofre, ou sofrerá, de dores no pescoço em algum momento da vida. A incidência do problema pode […]
  • Compreendendo as causas de dores no cóccixCompreendendo as causas de dores no cóccix Uma queda, longos períodos sentado em uma superfície dura ou mesmo um parto difícil. Situações completamente diferentes, mas que podem ocasionar um problema em comum.: dores na área do […]
  • Anatomia da Coluna: Região SacrococcígeaAnatomia da Coluna: Região Sacrococcígea Para encerrar nossa série sobre a Anatomia da Coluna, hoje vamos falar da região final desta estrutura: a Região Sacrococcígea. Reunimos muita informação para que você possa ter […]
  • Anatomia da coluna: Região lombarAnatomia da coluna: Região lombar Na série Anatomia da Coluna, chegamos ao nosso terceiro momento, em que falaremos da Região Lombar. Uma área que muita gente já ouviu falar, até porque a dor lombar, ou lombalgia, é queixa […]

2 Comentários

    Rogério Alves says:

    Boa noite! Tenho hérnias na cervical e c6 c7 tocando as raízes, comentei com o Neurocirurgião que eu fazia Natação e ele sugeriu que voltasse, porém quando eram só protusões não me incomodava muito, agora após 40 dias de crise retirei a 1 ° aula foi tudo Ok no outro dia, já na 2° aula no outro dia senti dor no braço e um pouco

    Rogério Alves says:

    Continuação
    E um pouco no ombro e escápula.
    Seria melhor eu só fazer costas, ondulação e pernas sem usar os braços.
    O que vcs acham????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *