Atividades físicas que diminuem as dores na coluna
13 de junho de 2016 | 2 comentários | Categoria(s): dor na coluna, dores nas costas, Exercícios para coluna
Os exercícios, quando orientados pelo seu médico ou outo profissional habilitado, ajudam a controlar as dores na coluna e a aumentar a sua qualidade de vida
Que as dores nas costas são incômodas e acabam atrapalhando as tarefas do dia a dia, 80% da população mundial sabe e sente. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, esse é o percentual de pessoas que, em algum momento da vida, vão desenvolver problemas na coluna lombar, dorsal ou cervical devido a vários fatores.
As principais causas das dores na coluna são o estresse, a má postura, o sedentarismo e a obesidade. O excesso de peso reflete tão diretamente na qualidade de vida e saúde que, 10 quilos de sobrepeso aumentam em 25% os riscos de causar algum dano à coluna.
A prática de exercícios físicos é grande aliada no combate às dores de coluna.
Isso porque, em geral, os exercícios fortalecem toda a musculatura estabilizadora, como são conhecidos os músculos que mantêm a coluna na posição correta, diminuindo a carga absorvida por ela.
Por isso, se você sofre com dores na coluna e quer começar a ter uma rotina mais saudável, listamos modalidades de atividades físicas que vão ajudar no controle das crises e aumentar a sua qualidade de vida.
Natação – atividade de baixo impacto para a coluna
A grande vantagem da natação é que os exercícios realizados na água são feitos sob a influência de forças de empuxo e considerados aeróbicos de baixo impacto, ou seja, aliviam o impacto sobre sua coluna e mobilizam diversos grupos musculares.
Para quem sofre com dores, os acessórios que ajudam na flutuação, como pranchas e nadadeiras e a correta execução dos exercícios são fundamentais para diminuir o estresse na coluna.
Musculação – fortalecimento dos músculos estabilizadores
A prática da musculação é benéfica para quem sofre com problemas de coluna, já que ela estimula os músculos do core, quadril e região lombar, formando uma espécie de cinturão que protege os órgãos, além de evitar a má postura e sobrecarga na coluna.
Pilates – um exercício físico completo
O pilates, ao mesmo tempo em que fortalece os músculos responsáveis pela estabilização da coluna, ainda promove ao aluno a consciência corporal e a boa postura, essencial para o controle de dores lombares, dorsais e cervicais. Ele é considerado um exercício completo, já que reúne força, resistência, flexibilidade, controle de movimentos e respiração.
Antes de começar qualquer exercício físico, não esqueça nunca de fazer alongamentos para preparar o seu corpo para a prática e diminuir os riscos de lesões.
Seja qual for a modalidade que você escolha praticar, lembre-se que ela deve ser orientada pelo seu médico. Só ele será capaz de prescrever a prática ideal de acordo com o seu quadro clínico.
2 Comentários
Boa noite! Tenho hérnias na cervical e c6 c7 tocando as raízes, comentei com o Neurocirurgião que eu fazia Natação e ele sugeriu que voltasse, porém quando eram só protusões não me incomodava muito, agora após 40 dias de crise retirei a 1 ° aula foi tudo Ok no outro dia, já na 2° aula no outro dia senti dor no braço e um pouco
Continuação
E um pouco no ombro e escápula.
Seria melhor eu só fazer costas, ondulação e pernas sem usar os braços.
O que vcs acham????