Cistos sinoviais (articular) na coluna

1 de julho de 2024 | sem comentário | Categoria(s): coluna lombar

Uma das causas de dor lombar ou nas pernas em pacientes com doenças da coluna são os cistos sinoviais. Esses cistos são pequenos sacos benignos que contêm líquido das articulações da coluna e se formam como resultado da degeneração (desgaste) das articulações. Dependendo da localização e do tamanho dos cistos, eles podem estreitar o canal vertebral, por onde passam os nervos, causando dor.

 

Por que os cistos sinoviais se formam?

A sinóvia é um tecido fino que produz fluido para lubrificar as articulações. Quando as articulações facetárias lombares começam a degenerar, esse fluido pode aumentar na tentativa de proteger a articulação. Em algumas pessoas, pequenas quantidades deste fluido escapam da cápsula articular, mas permanecem dentro da sinóvia, criando uma protrusão em forma de saco ou bexiga. Os cistos sinoviais são relativamente comuns em exames de imagem, especialmente na população idosa, mas nem sempre causam sintomas.

 

Quais são os sintomas dos cistos sinoviais?

Os sintomas dependem muito da localização e tamanho do cisto, mas por serem mais comuns na coluna lombar, podem causar dor nesta região, além de dor, formigamento e perda de força nas pernas, devido à compressão das raízes nervosas. Geralmente, aliviamos os sintomas na posição sentada, pois essa posição aumenta o canal vertebral, aliviando a pressão sobre os nervos.

 

Como os cistos sinoviais são diagnosticados?

A ressonância magnética e a tomografia computadorizada podem identificar os cistos sinoviais na coluna. Raios X determinam o grau de degeneração das articulações facetárias e identificam outros problemas da coluna, como a espondilolistese, que podem causar instabilidade e estar associados ao cisto.

 

Qual é o tratamento para cisto sinovial?

Se o cisto sinovial não estiver causando sintomas, nenhum tratamento além da observação é necessário. Medicamentos para dor, infiltrações e tratamentos conservadores como fisioterapia também podem auxiliar no alívio da dor. No entanto, se a dor for grave, crônica e interferir nas atividades da vida diária, a cirurgia pode ser necessária.

 

Como é a cirurgia para cisto sinovial?

Procedimentos minimamente invasivos podem ser usados para o tratamento cirúrgico dos cistos sinoviais. Realizamos a punção do cisto e o bloqueio das raízes nervosas afetadas, especialmente quando a dor é o único problema.A cirurgia endoscópica é uma alternativa minimamente invasiva, onde através de uma câmera, pode-se realizar a ressecção do cisto sinovial e liberação das estruturas nervosas. Em casos de recidiva do cisto ou se houver instabilidade associada, está indicada a fusão da articulação para assegurar que o cisto não retorne. Como cada paciente é diferente, a consulta com um especialista é essencial.

 

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também