Fumar afeta a sua coluna

22 de agosto de 2022 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral, doenças da coluna, dor na coluna, tratamentos

Quanto mais jovem a pessoa começa a fumar, maiores são as possibilidades de desenvolver uma patologia. Como podemos ver, atualmente muitos jovens já adotaram esses hábitos, através do narguilé ou os famosos cigarros eletrônicos.

Ambos têm cheiros agradáveis devido as suas essências, parecendo inofensivo à saúde. Mas não é bem assim que funciona. Uma única tragada no narguilé, é o mesmo que fumar um cigarro inteiro. Lembrando que as “sessões”, ou seja, ocasiões de fumo sozinho ou com os amigos podem durar horas seguidas. Imagine o tamanho do impacto desse hábito para a saúde, é enorme!

Que o hábito de fumar prejudica a sua saúde você já sabe, o que talvez não saiba é que o tabagismo afeta sua coluna. Não existem benefícios para quem adota esse hábito, que em sua maioria, ocorre todos os dias.

Isso pode ser um problema sério para a saúde da sua coluna, pois o tabagismo desgasta os discos vertebrais e estreita os vasos sanguíneos, por onde deveriam passar os nutrientes. A longo prazo isso pode acarretar diversos problemas e deixar a coluna vertebral fragilizada.

Os discos são responsáveis por impedir o atrito entre as vértebras, quando desgastado, enfraquece e se rompe. Seu líquido vai para a vértebra, comprimindo os nervos. Esse evento é caracterizado como hérnia de disco, ou seja, só mais um dos problemas que o tabagismo pode ocasionar. Imagine a dor de quem tem um dos discos vertebrais rompidos? É algo intenso, podendo limitar as atividades de trabalho e rotina.

Além disso, existem estudos científicos que confirmam que o hábito é um fator de dor na região lombar. A doença vascular generalizada, causada pelo tabagismo, aumenta o nível de circulação de uma substância que não carrega o oxigênio para os tecidos, desencadeando a falta de nutrição e consequentemente, a degeneração dos mesmos.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também