Dicas para evitar a dor nas costas ao dormir

24 de março de 2016 | sem comentário | Categoria(s): dores nas costas, tratamento dor nas costas

Uma das causas da dor nas costas noturna é a maneira de dormir.

A dor nas costas noturna é aquela que aparece quando estamos deitados na cama e nos impede de ter uma boa noite de sono. Além da dor, essa condição resulta em cansaço ao acordar, falta de energia durante o dia e, muitas vezes, olheiras profundas.

Muito se fala sobre cuidar da postura enquanto estamos sentados no trabalho, caminhando pelas ruas ou em pé conversando com alguém. Porém, não podemos esquecer que a coluna deve estar alinhada o tempo todo – inclusive enquanto dormimos.
Tipos de colchão
É lógico que é difícil estar atento à postura quando se está dormindo, afinal, estamos inconscientes. Por isso separamos algumas dicas para você garantir uma noite de sono indolor e um dia cheio de disposição:

1. Escolha a posição que você dorme para evitar dor nas costas:

De barriga para baixo: A pior posição para dormir é de barriga para baixo. Desta maneira, a lombar é comprimida a noite inteira, e sua cabeça e pescoço estão sempre torcidos para um dos lados. Uma dica para quem deseja acabar com essa mania é usar uma camiseta de pijama com bolso e colocar uma bola de tênis ou de ping pong dentro do bolso. Isso tornará tão desconfortável dormir de barriga para baixo que você vai mudar de posição rapidinho.

De barriga para cima: Dormir de barriga para cima é uma ótima opção, mas há ressalvas. Quem opta por essa posição deve considerar não usar travesseiros, já que eles irão forçar sua cabeça a um ângulo desconfortável. As duas pernas devem estar retas, evitando que os joelhos fiquem dobrados e torcidos para fora, o que pode fazer mal à pelvis. Se você tem quadris muito abertos, talvez seja melhor escolher outra posição, já que de barriga para cima as articulações sofrem com o excesso de rotação.
● De lado: Dormir de lado com as pernas juntas e os joelhos alinhados é a melhor opção para a sua coluna. Esta é a posição que exerce menos pressão no corpo, além de acalmar o sistema nervoso. É importante que o travesseiro seja da altura correspondente à distância da sua orelha até a cama, de maneira que ambos os lados do pescoço fiquem simétricos.

Se você tem dificuldade em mudar de hábitos, saiba que um simples travesseiro extra pode ajudar a tornar melhor a posição que você dorme. Quando de barriga para baixo, posicione o travesseiro extra embaixo da barriga. Quando de barriga para cima, o travesseiro deve estar embaixo dos joelhos. Já de lado, use o travesseiro entre os joelhos.

2) Opte por um bom colchão:

Você passa um terço da sua vida dormindo, então, nada mais lógico que investir em um colchão de qualidade. Existem diversos modelos, com diferentes densidades. O importante é verificar qual o recomendado para seu peso e altura. Já falamos sobre esse assunto aqui.

3) Saia com cuidado da cama:

Faça sempre movimentos lentos ao sair da cama. Primeiro vire de lado e use seus braços para erguer seu corpo e em seguida levar suas pernas para a lateral da cama.

4) Pratique atividades físicas:

Exercite-se regularmente, lembrando sempre de fortalecer o abdômen e os músculos das costas.

A qualidade do sono deve fazer parte da busca por um estilo de vida saudável. As horas de descanso têm um impacto direto no bem estar de nosso corpo e mente.

Experimente essas dicas e comprove que eliminar a dor nas costas ao dormir terá um efeito transformador no seu dia-a-dia.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *