Dores nas costas da população atual acompanha o uso das novas tecnologias

13 de maio de 2015 | 1 comentário | Categoria(s): dores nas costas, tratamento dor nas costas

Estudos comprovam que o problema de dores nas costas na população atual está ligado à má postura que normalmente acompanha o uso das novas tecnologias

Além dos problemas de sedentarismo, má postura, obesidade e o fumo como principais causas das dores nas costas,  muitas pessoas passaram a trocar a atividade esportiva pelos computadores, empresários trocaram seus escritórios pelo o home Office e ficam mais tempo ligados as suas rotinas de trabalho em frente ao computador.

O uso crescente dos smartphones, notebooks, tablets e a má postura ao utilizá-los têm o potencial de colocar um estresse significativo no pescoço e ombros, levando à dor por alteração postural e associação a dores de cabeça.

Por conseqüência a sociedade vem ficando cada vez mais tempo sentada, o que gera problemas de sobrecarga na coluna, principalmente quando não sentam corretamente.

Confira alguns métodos capazes de prevenir  e evitar  dores que possam se tornar agudas ou  crônicas de maneira rápida:

Smartphones: Evite curvar o pescoço para visualizar a tela. Não flexione demais os braços ou os ombros.Com o uso contínuo, os músculos do braço, nuca, ombros e a coluna vertebral podem sofrer lesões graves.

f73c176bb3eb2e44df3a56c6d05f17ed

Tablets: Evite apoiá-lo no colo. A tendência é de que o usuário se curve para ter uma visão clara da tela, prejudicando assim os músculos da nuca e ombro e tencionando a coluna vertebral.

postura

Notebooks: Sentar-se em uma cadeira sem encosto não é o ideal, mas funciona para atividades rápidas. Ainda assim é importante que o usuário fique atento à postura ereta, mantenha os braços perpendiculares ao corpo e os pés totalmente encostados no chão, mesmo que para isso necessite de um apoio.

postura-correta

Faça exercícios diariamente e pratique alongamentos em intervalos de 40 minutos sempre que possível. Se as dores ainda forem recorrentes, busque um médico especializado para orientá-lo sobre métodos de tratamentos para correção postural e diminuição das dores nas costas.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *