DORMIR DE BRUÇOS FAZ MAL PARA COLUNA?

19 de setembro de 2022 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral, dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas, vertebrata

Dormir deve ser um momento relaxante, livre de dores e desconfortos. Ao final de cada dia, é extremamente importante “colocar” nosso corpo para descansar para nos sentirmos dispostos no dia seguinte, realizando todas as tarefas de rotina e atividades de lazer.

No entanto, quando assumimos uma postura errada ao dormir, podemos provocar problemas na coluna em médio ou longo prazo. Só quando a dor passa a ser frequente é que notamos que tem algo errado. A última coisa em que pensamos é sobre a posição que dormimos, mas sim, dormir de bruços pode causar problemas na coluna.

Se você tem esse hábito, aconselhamos a quebrá-lo o quanto antes, se não conseguir, tente dormir sem travesseiro ou com um que seja bem baixo e macio.

Ao deitar de bruços, seu pescoço e coluna ficam desalinhados, pressionando a musculatura e terminações nervosas. Deixar o pescoço virado para respirar causa desgaste e tesão muscular, podendo causar dormência, dores e até mesmo dores de cabeça. Nas costas, a tensão na coluna vertebral pode ocasionar dores no corpo inteiro, já que é o caminho de muitos nervos. Algumas pessoas, ao dormirem de bruços, tem o hábito de levantar um ou os dois braços para se aconchegar no travesseiro, e isso pode aos poucos, desencadear bursite.

Na maioria dos casos, a bursite afeta os ombros. Trata-se de uma inflamação em pequenas bolsas que ficam entre os ossos, músculos e tendões. Muitas vezes o problema limita os movimentos, causando uma dor aguda na região.

Portanto, como você pôde perceber, a postura em que dorme influencia diretamente na sua saúde. Sim! Até na hora de dormir temos que ter postura. Assumir uma posição adequada faz com que você acorde mais disposto no dia seguinte, livre de cansaço muscular.

Se você está sofrendo com dores na coluna procure ajuda médica. A coluna sustenta o corpo, e se essa estrutura estiver com problemas, isso pode influenciar no surgimento de outros. Tenha um diagnóstico certo para iniciar seu tratamento.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também