É necessário um personal trainer para fazer exercícios?

4 de março de 2023 | sem comentário | Categoria(s): Artigos

Você curte treinar na academia ou tem aquela preguiça de sair de casa para se exercitar? Sabemos que a vida corrida, o estresse, o transporte indo e voltando do trabalho e muitos outros fatores influenciam na nossa disposição e vontade de praticar um esporte. Ainda mais quando falamos de pessoas que tem histórico de dores nas costas, ou algum caso de problemas na coluna na família.

Vários fatores podem culminar em uma pessoa não se sentir disposta para ir à academia ou até mesmo ficar confortável neste tipo de ambiente. Um fator que vamos falar um pouco mais hoje é a execução dos exercícios de forma correta e doenças e dores pré-existentes que podem deixar qualquer um com um pé atrás na hora de praticar musculação, crossfit ou treinos mais dinâmicos como circuitos de exercícios e HIIT.

Geralmente as academias proveem um treinador que monta seu treino de acordo com os objetivos que você traçou na hora que se matriculou na academia, porém esses treinos não têm um acompanhamento tão minucioso, já que o profissional tem que prestar atenção em muitas pessoas que frequentam a academia ao mesmo tempo. Além disso, esse tipo de treino é mais genérico, e pode não estar 100% alinhado com seu nível de habilidade.

Como saber se preciso do acompanhamento de um personal trainer?

Se você tem algum problema na coluna, ou alguma outra parte do corpo, é recomendado que se tenha o acompanhamento de um profissional na hora da prática de exercícios, para que você não se machuque e prejudique sua condição pré-existente.

Além de prestar atenção na sua postura ao fazer os movimentos, o personal trainer pode fazer diversas alterações durante o treino para garantir a sua segurança física durante os exercícios. Ainda mais quando falamos do fortalecimento dos músculos para melhorar a qualidade de vida do paciente que sente dores na coluna vertebral.

O peso dos equipamentos e acessórios também deve ser acompanhado e eles tem que ser usado com cautela, para que não haja repercussões negativas na prática dos exercícios.

Como escolher o personal trainer correto?

No Brasil, personal trainers tendem a ter uma formação em educação física e atuam em áreas como: musculação, dança, corrida de curta, média e longas distâncias, yoga, pilates e treinos funcionais. É importante que você procure um profissional formado, que tenha experiencia na área e que você se identifique, já que vão passar algum tempo juntos.

É bom que este profissional tenha experiencia com pessoas que lidam com problemas similares aos seus, assim ele já terá a expertise que você precisa. Você também pode acessar o site da Sociedade Brasileira de Personal Trainer (SBPT), e não deixe de fazer uma aula teste para que você entenda se aquele profissional vai atender suas demandas e expectativas.

Por fim, não deixe de procurar um médico especializado para que você tenha um acompanhamento completo do seu caso. Marque uma consulta na Clínica Vertebrata hoje mesmo.

 


Leia também