Mito ou verdade: dormir em colchão duro faz bem para a coluna?

11 de julho de 2022 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral, dor na coluna, tratamentos

Quando o assunto é dor na coluna, muitas teorias podem surgir. Na internet encontramos diferentes informações sobre cuidados que precisamos ter para levar uma vida mais saudável. É preciso tomar cuidado e verificar o quanto essas informações são verdadeiras, qualquer atitude nova sem auxílio médico, que você decida tomar para melhorar as dores nas costas, pode agravar o problema.

Quantas vezes você ouviu a frase “Mantenha a coluna reta”? Aposto que muitas vezes!

Por incrível que pareça, coluna reta não é sinônimo de coluna saudável, ela possui algumas curvas naturais e que nos ajudam em nosso equilíbrio. Uma coisa é ter uma postura adequada, outra coisa é querer estar totalmente reto, isso seria impossível para a anatomia humana.

Colchão duro é bom para a coluna?

O sono é um dos fatores essenciais que promovem saúde e bem-estar, deve ser um momento relaxante para repousar o corpo e a mente. É a hora em que não devemos nos sentir incomodados e dormir em um colchão duro pode dificultar as coisas.

Neste caso, dormir em um colchão duro não faz bem para a coluna, pois impede que o corpo se adéque naturalmente à cama, podendo causar dores nos ombros, articulações e cansaço muscular.

Mas calma, o colchão também não deve ser mole, assim o corpo não consegue assumir uma postura saudável e confortável para passar a noite e pior, agrava os problemas na coluna.

Portanto, o colchão não pode ser nem tão duro ou mole demais, aqueles com firmeza intermediária são os mais indicados para pacientes que sofrem com dores nas costas, ombros e juntas. Claro que deve ser levado em conta as considerações da pessoa para encontrar o colchão ideal. Em alguns casos, dependendo da seriedade da situação, o médico pode indicar a compra do colchão ortopédico que promove uma noite de sono mais tranquila, minimizando as dores do dia seguinte ao acordar.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também