Nódulo de Schmorl: O que é, sintomas e tratamento
19 de fevereiro de 2025 | sem comentário | Categoria(s): doenças da coluna
O nódulo de Schmorl representa uma condição degenerativa benigna da coluna vertebral, caracterizada pela herniação do disco intervertebral em direção ao interior do corpo vertebral. Por esse motivo, essas lesões ocorrem com frequência e, na maioria dos casos, os médicos as identificam por acaso durante exames de imagem como radiografias, tomografias ou ressonâncias magnéticas.Embora geralmente não provoquem sintomas, em situações mais raras, podem causar dor intensa.
O que são os nódulos de Schmorl?
Os nódulos de Schmorl foram descritos pela primeira vez em 1927 pelo patologista Christian Georg Schmorl. Eles ocorrem quando o disco intervertebral se projeta para dentro da vértebra, formando uma hérnia discal intraóssea. Isso acontece principalmente na região de transição entre a coluna torácica e lombar.
Sintomas
A maioria das pessoas com nódulos de Schmorl não sente sintomas. Contudo, em casos raros, uma reação inflamatória aguda na vértebra pode ocorrer, resultando em dor lombar intensa. “Muitas vezes, essa dor se confunde com outras condições da coluna, como as doenças degenerativas do disco.
Causas de nódulo de Schmorl
Os nódulos de Schmorl surgem devido à fragilidade da placa terminal vertebral área que separa a cartilagem discal do osso. Nesse contexto, diversos fatores podem contribuir para essa fragilidade, incluindo:
- Falha na ossificação da placa terminal vertebral
- Canais vasculares que enfraquecem o osso vertebral
- Doença de Scheuermann (curvatura anormal da coluna em jovens)
- Osteopenia ou osteoporose
Em alguns casos, atividades físicas repetitivas especialmente entre atletas jovens podem provocar o surgimento dos nódulos.
Exames de Diagnóstico
Os médicos, na maioria das vezes, identificam os nódulos de Schmorl de forma incidental durante exames de imagem da coluna, como radiografias, tomografias ou ressonâncias magnéticas. Além disso, entre esses métodos, a ressonância magnética se destaca por oferecer maior precisão na detecção de reações inflamatórias agudas associadas às lesões.
Prevalência
Pesquisas estimam que cerca de 19% da população apresenta nódulos de Schmorl. Essas lesões ocorrem com mais frequência na porção inferior da coluna torácica ou na região superior da coluna lombar, conhecida como transição toracolombar. Adolescentes especialmente antes do fim do crescimento — e pessoas com mais de 50 anos, em especial aquelas com osteopenia ou osteoporose, têm maior propensão a desenvolvê-las.
Tratamento de nódulo de Schmorl
Quando os sintomas ocorrem, geralmente em casos agudos, o tratamento pode incluir:
- Medicações analgésicas para controle da dor
- Repouso
- Uso de órteses (como coletes) para suporte adicional
Os médicos não indicam cirurgias de forma rotineira para tratar os nódulos de Schmorl, já que essas lesões não oferecem risco de malignização nem comprimem as raízes nervosas.
Em resumo, os nódulos de Schmorl são uma condição comum e frequentemente assintomática. Em casos raros, quando provocam dor intensa, os médicos tratam os nódulos de Schmorl com métodos conservadores, sem recorrer à cirurgia.
Marque sua consulta com a Clínica Vertebrata e veja como podemos auxiliar na saúde da sua coluna,