5 causas mais comuns de dores nas costas

16 de maio de 2022 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

Problemas nas costas viraram parte da rotina de muitas pessoas. A princípio, quando ouvimos alguém se queixar de dor, automaticamente perguntamos “você senta com a postura certa na cadeira?”. Associamos problemas de coluna com a falta de postura, o que muitas vezes pode ser a causa do problema, mas em outros casos não. Claro, ter a postura adequada evita problemas futuros na coluna, então continua sendo essencial para a prevenção de dores.

No entanto, existem outras causas que são muito comuns que desencadeiam dores leves ou fortes na coluna, sem estarem ligadas diretamente à doenças.

Abaixo, listamos as 5 causas mais comuns de dores nas costas.

 

Músculos lesionados

A dor nas costas pode indicar lesão nos músculos, geralmente causado após uma atividade física ou atividades como o trabalho. Quando sobrecarregamos ou estendemos demais os músculos, acabam ficando lesionados causando dores nas costas.

 

Cálculo nos Rins

Popularmente conhecida como “pedras” no rim, desencadeia uma cólica renal tão forte que impede o paciente de se movimentar. A dor irradia para as costas, precisando correr imediatamente para o hospital.

 

Problemas psicológicos

De acordo com especialistas, problemas psicológicos como estresse, ansiedade e até mesmo a depressão podem ocasionar dores nas costas. O estresse libera uma descarga de adrenalina, gerando tensões musculares na coluna. Entretanto, tudo isso acaba virando um ciclo, já que as tensões causam dores, e as dores causam estresse. Já a ansiedade deixa os músculos tensos, além de encurtar a respiração, pois nosso corpo entende que estamos em “perigo” e tudo isso causa uma descarga de tensão no corpo.

 

Doenças respiratórias

Podem causar cansaço muscular na região torácica, o paciente sente dor nas costas ao respirar, tossir ou espirrar.

 

Nervo ciático

Um dos casos mais comuns de dores nas costas, o nervo ciático está localizado na região lombar, sendo o maior nervo do corpo humano. A dor acontece quando suas raízes nervosas estão sofrendo compressão, seja por hérnia de disco, síndrome de piriforme, falta de postura ou lesões causadas por acidente.

 

Como ter uma coluna saudável

Adotar alguns hábitos diários ajuda a reduzir ou até prevenir problemas na coluna. Claro que não exclui a necessidade de ajuda médica, mas já é uma boa forma de começar.

Incluir exercícios com orientação profissional fortalece os músculos e diminuem as tensões nas articulações. Mas não esqueça que os exercícios precisam ser acompanhados de perto, evitando carregar pesos extremos para não desencadear problemas nas costas. Alongamentos também são muito importantes e devem fazer parte da rotina, já que diminuem a tensão muscular e melhora a flexibilidade do corpo. Evite fumar, as substâncias presentes no cigarro diminuem a irrigação sanguínea dos discos vertebrais.  Controlar o peso corporal é essencial para não sobrecarregar a coluna, evitando as dores nas costas.

Procure abaixar-se de forma adequada, dobrando os joelhos e não curvando a coluna, pois isso pode ocasionar lesões ou desgastes com o tempo. Dormir numa posição adequada também faz parte, com a cabeça apoiada em um travesseiro baixo e as penas apoias em outro travesseiro na altura do joelho.

 

Conclusão sobre dores nas costas

Cuidados são necessários e devem fazer parte da sua vida, porém existem coisas que não podemos evitar, como o surgimento de doenças, acidentes e o avanço da idade. Problemas nas costas acontecem, por isso é importante procurar ajuda médica e identificar a causa da dor ou desconforto. Quanto antes procurar ajuda, mais eficaz será o tratamento e risco de cirurgias serão menores. Você não precisa conviver com a dor, perder ocasiões especiais, deixar de ir a eventos ou limitar suas atividades diárias, viva sem dores nas costas! Agende uma consulta com um dos nossos especialistas na região mais próxima de você.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também