Quando a cirurgia é necessária? Para Osteoporose
29 de julho de 2024 | sem comentário | Categoria(s): Osteoporose
As fraturas vertebrais causadas por osteoporose podem resultar em perda significativa de mobilidade e dependência para atividades diárias. Conhecida também como fratura vertebral por compressão, essa condição é frequentemente subnotificada no Brasil. Apenas um terço das fraturas osteoporóticas no mundo recebe tratamento adequado.
Embora pareça assustador, nem sempre as fraturas vertebrais causadas pela osteoporose exigem cirurgia. Aqui, você encontrará tudo que precisa saber sobre essa condição.
Principais fatores de risco para fraturas vertebrais por osteoporose
Dados indicam que 50% das mulheres e 20% dos homens com mais de 50 anos sofrerão uma fratura osteoporótica ao longo da vida. Em consequência, as vértebras, o fêmur e o antebraço são os ossos mais afetados.
Os fatores de risco incluem:
- Baixa ingestão de cálcio
- Sedentarismo
- Consumo excessivo de álcool
- Tabagismo
- Alta ingestão de cafeína
- Menopausa
- Insuficiência renal
- Hipertireoidismo
- Hipocortisolismo
- Doença celíaca
- Inflamações intestinais
- Quimioterapia
- Uso prolongado de corticoides
- Deficiência de vitamina D
- Idade avançada
Sintomas da fratura vertebral por osteoporose
O principal sintoma é a dor aguda na região torácica, lombar ou abdominal, que, por sua vez, se intensifica com o movimento. Além disso, algumas fraturas podem ser assintomáticas. Outros sinais a serem observados incluem perda de altura e curvatura das costas, conhecida como cifose.Além disso, algumas fraturas podem ser assintomáticas. Outros sinais a observar incluem perda de altura e curvatura das costas, conhecida como cifose.
Tratamentos para a fratura vertebral por compressão
Tratamento Conservador
O objetivo é aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida. Em primeiro lugar, repouso e analgésicos geralmente são eficazes para controlar a dor. Além disso, coletes podem ser usados para estabilizar a coluna e proporcionar suporte adicional. Em paralelo, a suplementação com estrógeno, bisfosfonatos, cálcio, vitamina D3 e calcitonina é recomendada para melhorar a densidade óssea. Além disso, os exercícios físicos são cruciais para fortalecer os ossos e, assim, prevenir novas fraturas.
Tratamento Cirúrgico
Se a dor persistir, a cirurgia pode ser necessária. Os procedimentos minimamente invasivos incluem:
- Cifoplastia: Inserção de um balão na vértebra fraturada seguido de preenchimento com cimento ósseo.
- Vertebroplastia: Injeção direta de cimento ósseo sem o uso do balão.
Ambos os procedimentos utilizam anestesia geral ou local e, além disso, permitem que o paciente retome suas atividades rapidamente. De fato, essas cirurgias são eficazes no alívio da dor intensa que não responde a medicamentos.