Posso voltar ao esporte após a cirurgia de coluna?

17 de junho de 2022 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

Quando falamos em cirurgia de coluna muitas dúvidas e receios podem surgir. Isso porque viemos de uma cultura que prefere não realizar nenhuma intervenção, pois tudo o que sabemos é que a cirurgia de coluna pode piorar o problema, devido ao procedimento “agredir” o corpo, causando lesões a longo prazo. Muitos atletas, profissionais e amadores, têm dúvidas sobre o retorno às atividades físicas após uma cirurgia de coluna.

Os procedimentos atuais vêm para ajudar nessas questões, conhecidas como cirurgias minimamente invasivas, que preservam tecidos saudáveis e não cortam a musculatura. Nesse sentido, uma abordagem endoscópica de coluna pode ser a melhor recomendação. Além de resolver as dores, este tipo de procedimento possibilita o rápido retorno às atividades físicas e, geralmente, com o mesmo desempenho.

Trata-se de uma técnica moderna, que exige apenas um pequeno corte. Nela, o trauma cirúrgico é mínimo e a recuperação é extremamente rápida. Em muitos casos, o paciente vai para casa no mesmo dia da cirurgia, retornando mais brevemente às atividades habituais.

Portanto, as atividades físicas podem e devem ser incentivadas. Obviamente, há um período para consolidação da cirurgia, que deve ser acompanhado pelo seu médico. Apenas ele dirá quando as atividades poderão ser retomadas. Vale ressaltar que o retorno ao esporte deve ser progressivo, respeitando o tempo de adaptação e, de preferência, supervisionado por um profissional.

Existem outras cirurgias minimamente invasivas, que são direcionadas para tratar diversos problemas de coluna. Cada caso é um caso, ou seja, cada problema possui sua particularidade. Para saber qual é o melhor tratamento é necessário procurar profissionais especializados. Na Clínica Vertebrata contamos com uma rede de profissionais experientes para ajudar você, trazendo soluções inovadoras.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também