Reeducação Postural Global (RPG) é opção de tratamento para problemas de coluna

8 de outubro de 2018 | 2 comentários | Categoria(s): coluna cervical, coluna lombar, coluna vertebral

Trabalhar o corpo como um todo para resolver problemas na coluna é o objetivo da Reeducação Postural Global.

A fisioterapia é um tratamento indicado para uma série de problemas de coluna. Pessoas acometidas por fraturas graves, que passaram por cirurgias recentes ou que têm problemas de dores e/ou fraqueza são algumas das que se beneficiam desta técnica.

Contudo, em alguns casos, o paciente precisa de uma abordagem diferenciada, que leve em consideração o corpo como um todo. Nessas situações, o médico responsável pode indicar a realização da Reeducação Postural Global (RPG), que prega o reconhecimento das individualidades de cada paciente para resolver problemas posturais.

Confira, a seguir, algumas informações sobre esta técnica, como ela funciona, quem pode se aproveitar dela e quais os custos:

O que é a Reeducação Postural Global?

O RPG foi criada pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, após 15 anos de pesquisas e experimentos na área da biomecânica. Ele editou diversas obras a respeito, e concluiu que o tratamento deve se guiar por um tripé com a seguinte composição:

  • Globalidade: o corpo deve ser considerado como um todo;
  • Causalidade: a origem de um problema pode estar em um local diferente da zona onde ele se manifesta. É o caso das dores irradiadas, por exemplo;
  • Individualidade: cada ser humano é único. Portanto, cada paciente reagirá de um modo diferente ao método.

Guiado por estes princípios, o fisioterapeuta responsável age com o objetivo de identificar músculos encurtados, que estejam prejudicando a postura do indivíduo, e torná-los flexíveis novamente. Os resultados são uma coluna mais alinhada, mais facilidade para realizar movimentos e correção de eventuais deformações corporais.

Para que serve a Reeducação Postural Global?

De acordo com a Sociedade Brasileira de RPG (SBRPG), o método é adequado para todos os males que requerem fisioterapia. Portanto, ele pode ser de grande serventia, principalmente, para tratar doenças como:

  • Lesões nas articulações;
  • Desvios posturais;
  • Doenças respiratórias (a RPG também trabalha com o fortalecimento do diafragma);
  • Traumas;
  • Doenças reumáticas;
  • Sequelas neurológicas.

Como funciona o método da RPG?

Quando um paciente é encaminhado a um fisioterapueta especialista em RPG, o número de sessões indicado costuma ser dez, cada uma com uma hora de duração, uma vez por semana. Contudo, na primeira consulta, o profissional faz uma avaliação, e pode sugerir tanto mais quanto menos sessões. Conforme o caso, elas podem passar para duas vezes por semana.

Cada uma destas sessões é baseada em oito posições, criadas por Souchard com o objetivo de envolver o corpo como um todo no tratamento. São elas:

  • Rã no solo, com fecho nos membros superiores;
  • Rão no solo, com abertura dos membros superiores;
  • Rã no ar, com fecho dos membros superiores;
  • Rã no ar, com abertura dos membros superiores;
  • Sentado;
  • Bailarina;
  • Em pé, contra a parede;
  • Em pé.

À medida que a sessão transcorre, o fisioterapeuta avalia melhor a situação do paciente. Deste modo, ele pode dar mais ênfase a certas posições, conforme a necessidade terapêutica, e optar por usar ou não cargas, que demandam mais esforço do corpo.

Além disso, a RPG prega a respiração como uma ferramenta muito útil para a recuperação dos músculos. Portanto, durante toda a sessão, o paciente é orientado a fazer respirações completas: ele deve puxar o ar pelo nariz, encher por completo os pulmões, e soltá-lo pela boca, até esvaziá-los totalmente, e, a seguir, repetindo o processo.

Quais são os resultados da RPG?

Normalmente, os resultados da RPG levam cerca de dez sessões para serem aparentes. Ao longo do tempo, o paciente observa efeitos como:

  • Músculos mais flexíveis;
  • Controle, ou até mesmo redução, de desvios posturais;
  • No caso de pacientes com dores crônicas nas costas ou nos membros, redução do desconforto;
  • No caso de pacientes com flacidez nos músculos respiratórios, mais facilidade para respirar.

Todos podem fazer Reeducação Postural Global (RPG)?

É importante ressaltar que a RPG é um tratamento terapêutico como qualquer outro. Portanto, ela deve ser realizada quando indicada pelo médico que acompanha o paciente.

Pessoas de todas as faixas etárias podem se beneficiar da técnica. Por exemplo: na infância, crianças que apresentam escoliose normalmente fazem RPG. Isto porque este desvio precisa ser acompanhado e contido durante a fase de crescimento, do contrário, pode resultar em deformidades futuras. Até mesmo gestantes podem se submeter à técnica, desde que sempre acompanhadas por um profissional atento às particularidades de sua condição.

Qual é o preço da RPG?

O preço da RPG é cobrado por sessão. Assim como no caso de outros tratamentos, ele pode variar conforme a experiência do profissional, a estrutura da clínica, a região, etc.

No caso de pacientes que têm plano de saúde, pode ser possível contar com clínicas de fisioterapia participantes da rede credenciada da seguradora. Assim, é possível fazê-las sem custo adicional, ou, em alguns casos, com o reembolso de parte do valor gasto.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Dores no corpo muitas vezes são sinônimos de má posturaDores no corpo muitas vezes são sinônimos de má postura A má postura é um dos principais motivos das dores na coluna e normalmente é desencadeada pelo excesso de peso, permanência na mesma posição por muito tempo e sedentarismo. Um dos […]
  • Como tratamentos minimamente invasivos endoscópicos podem ajudar minha coluna?Como tratamentos minimamente invasivos endoscópicos podem ajudar minha coluna? Você sabia que os procedimentos minimamente invasivos endoscópica minimizam os danos nos tecidos ao redor da área a ser operada e fornecem ao paciente a melhor recuperação possível? Essas […]
  • 4 doenças reumáticas que podem afetar a coluna4 doenças reumáticas que podem afetar a coluna Muitas pessoas se referem ao reumatismo como sendo uma doença quando, na verdade, ele constitui um grupo de centenas de enfermidades que afetam, principalmente, as articulações do […]
  • O que é Cifoplastia e Vertebroplastia?O que é Cifoplastia e Vertebroplastia? A cifoplastia e a vertebroplastia são procedimentos minimamente invasivos realizados para tentar aliviar a dor das fraturas por compressão da coluna, estabilizando o osso fraturado com uma […]
  • 3 cuidados com a coluna na quarentena3 cuidados com a coluna na quarentena A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) abalou o mundo em diversos aspectos e impôs mudanças drásticas nas nossas rotinas diárias. A principal delas é o isolamento social, que fez com […]
  • Obesidade e problemas de colunaObesidade e problemas de coluna Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que 50,1% dos homens com mais de 20 anos no Brasil estão acima do peso. Entre o público feminino, o índice é de […]

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *