Conheça as principais doenças da coluna

7 de agosto de 2013 | 15 comentários | Categoria(s): coluna vertebral, doenças da coluna, dores nas costas, Hérnia de disco

Prolemas de saúde como dores nas costas derrubam qualquer pessoa. Conheça as principais doenças da coluna.

Além da dor, problemas de coluna atrapalham muito as nossas atividades diárias e prejudicam a qualidade de vida. Ter uma vida saudável, praticar atividades físicas, manter o peso corporal dentro do limite saudável e manter a postura correta é a receita para evitar problemas de coluna.

doenças na coluna

Problemas na coluna são a 2ª causa para visitas a consultórios médicos

Mais de 80% da população brasileira sofre de diferentes doenças da coluna. Problemas de coluna são as principais causas de afastamento do trabalho, assim como de episódios de urgências e consultas nos hospitais.

Como diversos problemas na coluna são degenerativos, ou seja, são causados por uma progressão de alguma doença, é importante estar sempre atento à prevenção de um desgaste inicial e de sinais perceptíveis e dolorosos.

Conheça algumas das principais doenças da coluna que podem causar problemas para sua saúde:

Hérnia de disco

Hérnia de disco é a doença que mais afeta a população brasileira. Ela é resultado do desgaste dos discos invertebrais da coluna vertebral. Com o desgaste destes discos, eles podem se romper, o que faz com que o material do núcleo se projete para fora desse disco.

Existem muitos tipos de hérnia de disco e diversos tratamentos, sendo a maioria não invasiva. Cirurgias e tratamentos invasivos são usados apenas em casos mais extremos.

Lombalgia

A famosa dor nas costas é chamada clinicamente de lombalgia. Manifesta-se na região lombar e pode ser originada de várias causas. De 65% a 90% da população manifesta lombalgia por algum período. Esta doença da coluna pode se agravar, causando até mesmo problemas de mobilidade. Uma boa comparação para esta doença é a famosa enxaqueca, distúrbio que pode ter várias causas. A lombalgia é a enxaqueca da coluna.

doenças da coluna: lombalgiaEscoliose

Muito conhecida, esta doença da coluna afeta grande parte da população. A escoliose é deformação da coluna vertebral. A nossa coluna deve ser reta, porém quem tem escoliose apresenta torção (para frente ou para os lados) da coluna. Dependendo do grau da escoliose, o tratamento vai variar de fisioterapia até a cirurgia.

Artrose da coluna

A artrose é uma das causas mais comuns de reumatismo, afetando principalmente idosos. A artrose da coluna vertebral é o desgaste dos ossos e da cartilagem da coluna vertebral, resultando em enfraquecimento e destruição dos tecidos que compõem a coluna.

Estas são algumas das principais doenças da coluna vertebral.

É muito importante cuidar da sua coluna, pois ela interfere em todos os movimentos. Caso sinta alguma dor ou incômodo, procure imediatamente um médico especialista em coluna para buscar um diagnóstico para evitar problemas maiores com doenças mais graves na coluna.

Quanto antes as doenças da coluna forem tratadas, maior a chance de recuperação.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


15 Comentários

    batmam says:

    Olá, Em março de 2012 eu fiz uma cirurgia de artrodese lombar, que não deu certo porque um dos parafusos da minha coluna se quebrou, entre 4 a 10 meses de cirurgia. Causando muita dor e sofrimento, e eu não sabia nada disso porque o médico que me operou não viu em exame o parafuso quebrado. O médico que me operou me dava laudos que dizia “que eu relatava ainda dor, porém exame realizado dizia que o parafuso estar bem posicionados e de maneira correta” e não era nada disso já estava quebrado. Só depois de 15 meses já com outro médico que eu fui descobrir isso. À Intermédica plano de saúde me causou muita dor e sofrimento em me fornecer próteses do Paraguai que se quebrou no pôs cirúrgico, e o medico da Intermédica prorrogou essa dor e sofrimento ao não ver em exame que o parafuso se quebrou. Para ver a imagem visite o cuspifora.blogspot.com.br

    Daiana says:

    Estou com dor na coluna muitas dificuldade de anda minhas pernas estão fracas. tenho 27 anos

    rennam says:

    Estou com uma dor terrivel na regiao lombar e na coluna,no encaixe das vertebras bem no eixo,quando sento doi demais,oq pode ser

    Alane Milene Souza Oliveira says:

    Muito boa essa pesquisa, nos alerta sobre os problemas de colluna, e abrange mais nossos conhecimento.

    Alane Milene Souza Oliveira says:

    Muito boa essa pesquisa, nos alerta sobre os problemas de colluna, e abrange mais nossos conhecimento.Principalmente quem trabalha na área.

    João Paulo Duarte says:

    Quem foi o autor dessa pesquisa?

    Essa merda nao serve pra porra nehuma

    Maria Fernanda says:

    não entendi

    rejane says:

    bom dia gostaria de saber se labirintite tem a ver tb com a coluna.obg

    wanderson says:

    Ola, gostaria de saber se podem me ajudar numa questão. Nasci com uma vértebra e duas costelas a menos que o normal. Gostaria de saber se isso tem um nome especifico e qual é. Agradeço de antemão a ajuda.

    Jaqueline says:

    Meu filho sente muita dor nas costas a mais ou menos um ano…..rx não dá nada…..ele acabou de fazer uma tomografia e o médico falou que a coluna dele é muito reta e encaminhou pra fisioterapia….alguém sabe se isso está coreto?

    antonio roberto amaro says:

    boa noite eu faço fisioterapia e acuputura e broqueio de dor e
    tomo alguns remedio meu preblema e na cervical e lombar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *