Saiba quais são os alimentos que contribuem com a saúde da coluna vertebral

24 de maio de 2021 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral

Coluna vertebralMuitas vezes se ouve que ter uma boa alimentação é importante e isso é verdade. Contudo, é necessário saber se o indivíduo está ingerindo substâncias que fortalecem o organismo em sua totalidade, entre eles, a coluna vertebral.

Tratando especificamente da coluna, alguns alimentos entram como essenciais para ter uma boa saúde óssea dessa estrutura em todos os períodos da vida.

Existem momentos da vida humana em que a pessoa vai desenvolvendo e fortalecendo sua estrutura óssea que dura, em média, até os 20 anos. Estendendo esse período até os 40, o indivíduo precisa trazer até aqui uma estrutura óssea saudável e ainda, ter uma quantidade de cálcio no sangue para entrar na terceira idade sem o risco de desenvolver osteoporose.

Alimentos que ajudam no fortalecimento da coluna

  • Ovos: rico em cálcio, proteínas, vitaminas A, D, E e do complexo B, selênio, zinco e fósforo.
  • Couve: grandes propriedades em cálcio e vitamina C
  • Grão-de-bico: repleto em cálcio, carboidratos, fibras, fósforo e vitaminas C,D,E, K.
  • Leite: rico em cálcio, vitaminas A, B2, B6, B12, potássio, zinco, magnésio e minerais.
  • Por fim, aveia e sementes

 

Além desses alimentos ajudarem o organismo a absorver o cálcio para que ocorra o enriquecimento da propriedade no organismo, eles fazem com que o sangue se torne alcalino.

Qual a importância de ter um sangue alcalino para a saúde da coluna vertebral?

O estado de sangue alcalino é atingido através da boa alimentação, e isso permite que o organismo preserve as propriedades já existentes e aquelas que são ingeridas durante as refeições. E isso, diminui os riscos com que a pessoa perda propriedades que ajudam no fortalecimento da coluna.

A combinação de alimentos ricos em cálcio e exercícios físicos ajudam em tratamentos da coluna

Em situações como a de um idoso que possui diagnóstico de osteoporose na coluna, por exemplo. O qual segue um tratamento para fortalecimento dos ossos. Com a alimentação adequada e as práticas de atividades físicas com contrações musculares específicas para coluna, ele consegue fazer com que o cálcio seja direcionado para a área e absorvido, contribuindo assim com a densidade óssea.

O preparo dos alimentos podem ajudar no fortalecimento da coluna

Mesmo que alguns alimentos sejam ricos em propriedades que ajudam no fortalecimento da coluna, se não for preparado para consumo de forma correta, todos aqueles benefícios que poderiam ser levados para o organismo serão perdidos durante o preparo.

No caso do preparo dos vegetais é muito importante que sejam consumidos sem ser feita o cozimento, pois o processo empobrece as propriedades nutritivas para o organismo humano.

Outro ponto a ser destacado está na necessidade de escaldar os vegetais para que os ácidos oxálicos encontrados nos alimentos sejam tirados, pois, com a substância impede que o cálcio seja absorvido pelo organismo e assim deixa de chegar à região da coluna vertebral.

Recorrer ao uso de probióticos com inulina ajuda na absorção dos nutrientes encontrados nos alimentos.

Alimentos que são inimigos dos ossos

Sabendo dos alimentos que devem ser consumidos por quem procura cuidar do fortalecimento da coluna, resta saber os que a prejudica, confira:

  • Sal:
  • Café;
  • Refrigerante;
  • Alimentos com ácido oxálico;
  • Chocolate.

Períodos naturais da vida quando podem ocorrer o enfraquecimento dos ossos

Durante a terceira idade é natural que haja perda das propriedades no organismo. Com isso, essa combinação de uma boa alimentação e os exercícios físicos mostram ser importantes no processo de prevenção feito ao longo da vida para que durante essa fase não surjam complicações na saúde da coluna.

Para as mulheres, um período que antecede a terceira idade, é a menopausa. Nessa fase ocorre a diminuição da entrada de cálcio no organismo. Diante disso, os cuidados com a alimentação  das mulheres deve ser ainda maior, pois estão mais propensas a sofrerem de osteoporose.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também