Caminhar melhora as dores nas costas?

25 de julho de 2022 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna

Infelizmente hoje, uma das queixas mais comuns em consultórios médicos são as dores nas costas. Problema que afeta homens e mulheres em qualquer faixa etária, principalmente os idosos, devido ao desgaste nas articulações ou ossos.

Viver uma vida plena se torna difícil com dores ao se movimentar. Alguns problemas limitam as atividades e muitas pessoas passam a ter uma vida sedentária, mas essa não é a solução. Claro que algumas situações são indicados repouso, porém os médicos não sugerem repouso durante anos, isso pode trazer malefícios ao corpo.

Provavelmente você já deve ter visto médicos pedirem aos pacientes para se levantarem e andarem após a realização de um procedimento. Caminhar faz o corpo funcionar, melhora a função intestinal, oxigena o cérebro, ajuda a prevenir doenças no coração, entre muitos outros benefícios.

Em relação às dores nas costas, fazer caminhas pode ser uma ótima alternativa. Especialistas sugerem que andar de 30 a 40 minutos por dia podem minimizar dores e incômodos. Sabemos que nem todos tem essa disposição ou tempo, então praticar 3 vezes por semana já traz resultados positivos.

Caminhar melhora a circulação sanguínea, fortalece os músculos abdominais e das costas responsáveis por sustentar a coluna vertical. Além de melhorar a flexibilidade das articulações e movimentos.

Cuidados que devem ser tomados

  • Não iniciar percorrendo longas distâncias, poste em caminhas de 30 a 40 minutos em superfícies planas;
  • Evitar carregar peso nas costas;
  • Usar sapatos e roupas adequadas para caminhar;
  • Ingerir bastante água para manter o corpo hidratado;
  • Alongar-se antes de caminhar para evitar cãibras.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também