Frio x Dor na coluna: saiba como vencer essa batalha

18 de julho de 2024 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral, dor na coluna, médico da coluna

Dores na coluna são queixas comuns e podem surgir por diversas razões. A coluna vertebral é uma estrutura complexa, composta por músculos, vértebras, discos, nervos, ligamentos e vasos sanguíneos, todos trabalhando em conjunto para manter a postura, o equilíbrio e o movimento. Mas você sabe por que as dores na coluna aumentam no frio?

Entenda como o frio pode causar ou agravar dores e descubra dicas para aliviar esses sintomas. É frequente sentir dores  durante o frio, pois as baixas temperaturas fazem com que músculos, tendões e ligamentos se contraiam.

Por que o frio pode causar dores na coluna?

Com a queda das temperaturas, os músculos tendem a se enrijecer para reduzir a sensação de frio. Consequentemente, essa contração muscular involuntária pode causar tensão e má circulação sanguínea. Como resultado, surgem dores musculares e articulares. Além disso, a coluna pode se curvar mais para reter calor, o que, por sua vez, agrava a dor e prejudica os movimentos.

Quem tem maior predisposição para sentir dor nas costas no frio?

Dores na coluna são mais intensas em idosos e pessoas sedentárias, cujos músculos são mais enfraquecidos. Também são comuns em pessoas com problemas articulares, osteoporose, doenças ortopédicas como hérnia de disco, e em quem permanece na mesma posição por longos períodos ou realiza muito esforço físico.

Dicas para aliviar a dor na coluna em baixas temperaturas

  • Vista-se Bem: Use roupas que mantenham os pés, pescoço e cabeça aquecidos.
  • Alongamentos Matinais: Faça alongamentos logo após acordar para soltar a musculatura.
  • Atividade Física: Evite o sedentarismo, pois a falta de exercício diminui o fluxo de oxigênio e nutrientes para músculos e articulações.
  • Exercícios na Água: Prefira atividades físicas em piscinas aquecidas, como hidroginástica e natação.
  • Caminhadas e Corridas: São excelentes para manter a coluna saudável.
  • Compressas Quentes: Aplique compressas de água quente por cerca de 20 minutos nas áreas doloridas.
  • Consulta Médica: Procure um especialista  para diagnóstico e tratamento adequado.

Conclusão

Se você sofre com incômodos frequentes, não deixe que a situação se agrave. A Clínica Vertebrata está disposição para recuperar a saúde da sua coluna!

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também