Como é feito o exame de cintilografia?

15 de julho de 2022 | sem comentário | Categoria(s): tratamentos


Para a realização deste exame é injetado uma quantidade muito pequena de um elemento radioativo na corrente sanguínea que atinge as regiões afetadas. Esse elemento é o radiofármaco, o principal agente usado nestes exames.

Os radiofármacos são substâncias emissoras de radiação utilizadas na medicina para exames de diagnóstico por imagem e também, para tratamento, já que exerce a função de um medicamento, com exceção da ação terapêutica.

O tempo de duração do exame varia entre 30 e 40 minutos e não é necessário jejum nem suspensão de medicamentos.

O que é e para que serve esse exame?

A cintilografia é um exame de imagem diferente dos convencionais, como a radiografia, tomografia, ultrassom ou ressonância. Este analisa a função dos tecidos e órgãos, a fim de diagnosticar, detectar ou acompanhar diversas doenças. Permite que o médico entenda alterações causadas no corpo, considerando questões bioquímicas, funcionais, moleculares e farmacológicas.

As imagens são obtidas por meio de radiação, sendo um procedimento inofensivo e nada indolor ao paciente. Esse é o único método capaz de obter informações que exames convencionais não conseguem fornecer ou que podem passar despercebidas, como pequenas fissuras nos ossos.

No caso de problemas relacionados com a coluna, a cintilografia óssea é a mais utilizada, pois detecta processos inflamatórios, surgimento de tumores ou doenças metabólicas. O método auxilia o médico a direcionar um tratamento mais eficaz e assertivo, impedindo que o agravamento do problema.

Quando esse tipo de exame é solicitado os pacientes tendem a se assustar pela forma que é realizado, porém, trata-se de um exame simples e inofensivo à saúde.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também