Conheça os músculos que fazem o fortalecimento da coluna

4 de maio de 2021 | sem comentário | Categoria(s): Exercícios para coluna

Fortalecimento dos músculos da coluna ajudam no tratamento de doresA saúde da coluna não depende exclusivamente da estrutura óssea. Os cuidados com os músculos que auxiliam na sustentação espinhal também exigem atenção.

No caso de o indivíduo possuir alguma distensão muscular nessa região, por exemplo, as demais estruturas serão afetadas. Por isso, o fortalecimento dos músculos que se relacionam com a coluna lombar deve ser feito da maneira correta recebendo os exercícios específicos e o seu descanso que muitas vezes é ignorado. Confira quais são os músculos que ajudam na conservação da coluna:

Latíssimo do dorso

O músculo latíssimo do dorso é o músculo com maior extensão no corpo humano. Ele sobrepõe quase todos os demais músculos dessa área do corpo. Além do auxílio que presta ao fortalecimento da coluna, o latíssimo do dorso também ajuda no movimento dos braços e do tronco, e ainda tem o seu papel no suporte ao sistema respiratório.

Um dos exercícios mais comuns para o fortalecimento do latíssimo do dorso é o de “barra fixa”.

Músculos serráteis posteriores

Os músculos serráteis são responsáveis pela estabilização da coluna vertebral. Tanto o inferior como o superior estão inseridos na região espinhosa do corpo. Os músculos serráteis posteriores superiores sustentam a região da superior da coluna, entre a C7 e T3 e se estende até a quinta costela.

Já os inferiores, se originam no tórax, passa pela parte espinhosa toráxica inferiores e vai até a décima costela.

Músculo longuíssimo toráxico

Assim como sugere o nome, o longuíssimo toráxico é maior músculos que compõe o grupo de músculos eretores da coluna vertebral. Ele é dividido em três partes: da cabeça, do pescoço e do tórax. Além de toda contribuição que o longuíssimo da sustentação da coluna, ele também ajuda na rotação da cabeça.

Iliocostal

O músculo iliocostal também pertence ao grupo de músculos eretores da espinha. Assim como o longuíssimo, o liocostal é dividido em três, são: iliocostal cervical,  iliocostal toráxico e iliocostal do lombo.

Espinhal toráxico

Como os outros dois músculos que pertencem ao grupo de músculos eretores da coluna, o espinhal toráxico funciona na sustentação da coluna nas regiões do crânio, torácicas e lombares. Permite a flexibilização lateral da coluna.

Músculo trapézio

O trapézio é localizado na parte de trás do pescoço e do tórax. Contribui com  a sustentação da parte superior da coluna.

Multifidos

Os músculos multífidos são responsáveis por sustentar as partes laterais da coluna vertebral, se estendendo do pescoço até a região lombar. Os músculos multífidos são compostos pelos cervicais, torácicos e lombares.

Músculo quadrado lombar

O músculo quadrado lombar é responsável por criar uma parede na parte interior do abdômen e da dorsal ao iliopsoas. Além de ser composta por músculos essa parede também possui estrutura óssea. Dentro dessa estrutura estão as vértebras lombares, a falsa pelve, a margem costal e as 11º e 12º costelas.

O excesso de exercícios e os esforços repetitivos nessa região são os principais responsáveis por dores lombares. As principais causas desse tipo de problema é a má postura das costas ao sentar e a inclinação irregular da coluna durante os exercícios.

Músculos espinhosos

Os músculos espinhos são formados nas regiões cervicais, torácicas e lombares. São por serem os principais responsáveis pelos receptores musculares., pois são os que fornecem estabilização para a coluna.

Músculos intertransversários

Os intertransversários também são encontrados ao longo das três partes da coluna. É responsável por oferecer as condições de estabilidade da coluna cervical e da sua movimentação, assim como a do pescoço.

Transverso abdominal

Os transversos abdominais pertencem à musculatura da parede abdominal. São formados pelos laterais e anteriores.

Os músculos abdominais anteriores são:

  • Músculo obliquo externo do abdômen
  • Músculo oblíquo interno de abdômen
  • Músculo transverso do abdômen

 

Os músculos transversos laterais são formados na região do reto. Onde além do atuarem na sustentação da coluna. Auxiliam no trabalho de evacuação.

O funcionamento irregular desses músculos ou ausência de exercícios físicos podem provocar problemas na coluna, como a hiperlordose.

Músculo iliopsoas

O iliopsoas promove o fortalecimento do quadril. É formado pelos músculos ilíaco e psoas maior que vão do quadril até as coxas. A sua principal função é a manutenção da postura do corpo humano.

No processo de parto, o funcionamento desses músculos são fundamentais para o melhor processo de nascimento do bebê. Para as gestantes que irão ter parto normal é sugerido exercícios que fortaleçam essa região, como a realização de abdominais.

Diafragma

Além de sua função no processo respiratório, ele também contribui com a sustentação da coluna na parte interna das regiões costais como também lombar.

Com isso, para quem procura saber sobre o que é bom para ter uma coluna saudável a resposta é ter uma boa alimentação, cuidar da postura e trabalhar os músculos que fazer a sustentação da coluna.

Para ter as principais informações sobre a saúde da coluna, acompanhe nosso blog. Sempre procuramos trazer o que há de melhor para a saúde da coluna dos nossos seguidores.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


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