Conheça os músculos que fazem o fortalecimento da coluna

4 de maio de 2021 | sem comentário | Categoria(s): Exercícios para coluna

Músculos que fortalecem a coluna

A saúde da coluna não depende exclusivamente da estrutura óssea. Os cuidados com os músculos que auxiliam na sustentação espinhal também exigem atenção.

No caso de o indivíduo possuir alguma distensão muscular nessa região, por exemplo, as demais estruturas serão afetadas. Por isso, o fortalecimento dos músculos que se relacionam com a coluna lombar deve ser feito da maneira correta recebendo os exercícios específicos e o seu descanso que muitas vezes é ignorado. Confira quais são os músculos que ajudam na conservação da coluna:

 

Latíssimo do dorso

O músculo latíssimo do dorso é o músculo com maior extensão no corpo humano. Ele sobrepõe quase todos os demais músculos dessa área do corpo. Além do auxílio que presta ao fortalecimento da coluna, o latíssimo do dorso também ajuda no movimento dos braços e do tronco, e ainda tem o seu papel no suporte ao sistema respiratório.

Um dos exercícios mais comuns para o fortalecimento do latíssimo do dorso é o de “barra fixa”.

 

Músculos serráteis posteriores

Os músculos serráteis são responsáveis pela estabilização da coluna vertebral. Tanto o inferior como o superior estão inseridos na região espinhosa do corpo. Os músculos serráteis posteriores superiores sustentam a região da superior da coluna, entre a C7 e T3 e se estende até a quinta costela.

Já os inferiores, se originam no tórax, passa pela parte espinhosa toráxica inferiores e vai até a décima costela.

Músculo longuíssimo toráxico

Assim como sugere o nome, o longuíssimo toráxico é maior músculos que compõe o grupo de músculos eretores da coluna vertebral. Ele é dividido em três partes: da cabeça, do pescoço e do tórax. Além de toda contribuição que o longuíssimo da sustentação da coluna, ele também ajuda na rotação da cabeça.

 

Iliocostal

O músculo iliocostal também pertence ao grupo de músculos eretores da espinha. Assim como o longuíssimo, o liocostal é dividido em três, são: iliocostal cervical,  iliocostal toráxico e iliocostal do lombo.

 

Espinhal toráxico

Como os outros dois músculos que pertencem ao grupo de músculos eretores da coluna, o espinhal toráxico funciona na sustentação da coluna nas regiões do crânio, torácicas e lombares. Permite a flexibilização lateral da coluna.

 

Músculo trapézio

O trapézio é localizado na parte de trás do pescoço e do tórax. Contribui com  a sustentação da parte superior da coluna.

 

Multifidos

Os músculos multífidos são responsáveis por sustentar as partes laterais da coluna vertebral, se estendendo do pescoço até a região lombar. Os músculos multífidos são compostos pelos cervicais, torácicos e lombares.

 

Músculo quadrado lombar

O músculo quadrado lombar é responsável por criar uma parede na parte interior do abdômen e da dorsal ao iliopsoas. Além de ser composta por músculos essa parede também possui estrutura óssea. Dentro dessa estrutura estão as vértebras lombares, a falsa pelve, a margem costal e as 11º e 12º costelas.

O excesso de exercícios e os esforços repetitivos nessa região são os principais responsáveis por dores lombares. As principais causas desse tipo de problema é a má postura das costas ao sentar e a inclinação irregular da coluna durante os exercícios.

 

Músculos espinhosos

Os músculos espinhos são formados nas regiões cervicais, torácicas e lombares. São por serem os principais responsáveis pelos receptores musculares., pois são os que fornecem estabilização para a coluna.

 

Músculos intertransversários

Os intertransversários também são encontrados ao longo das três partes da coluna. É responsável por oferecer as condições de estabilidade da coluna cervical e da sua movimentação, assim como a do pescoço.

 

Transverso abdominal

Os transversos abdominais pertencem à musculatura da parede abdominal. São formados pelos laterais e anteriores.

Os músculos abdominais anteriores são:

  • Músculo obliquo externo do abdômen
  • Músculo oblíquo interno de abdômen
  • Músculo transverso do abdômen

Os músculos transversos laterais são formados na região do reto. Onde além do atuarem na sustentação da coluna. Auxiliam no trabalho de evacuação.

O funcionamento irregular desses músculos ou ausência de exercícios físicos podem provocar problemas na coluna, como a hiperlordose.

 

Músculo iliopsoas

O iliopsoas promove o fortalecimento do quadril. É formado pelos músculos ilíaco e psoas maior que vão do quadril até as coxas. A sua principal função é a manutenção da postura do corpo humano.

No processo de parto, o funcionamento desses músculos são fundamentais para o melhor processo de nascimento do bebê. Para as gestantes que irão ter parto normal é sugerido exercícios que fortaleçam essa região, como a realização de abdominais.

 

Diafragma

Além de sua função no processo respiratório, ele também contribui com a sustentação da coluna na parte interna das regiões costais como também lombar.

Com isso, para quem procura saber sobre o que é bom para ter uma coluna saudável a resposta é ter uma boa alimentação, cuidar da postura e trabalhar os músculos que fazer a sustentação da coluna.

Para ter as principais informações sobre a saúde da coluna, acompanhe nosso blog. Sempre procuramos trazer o que há de melhor para a saúde da coluna dos nossos seguidores.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também