CONHEÇA UM PROBLEMA RARO ENCONTRADO NA COLUNA
16 de setembro de 2022 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral, doenças da coluna, dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas, médico da coluna, postura, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna, tratamentos
Apresentar dores na coluna, a princípio, pode parecer alguma bem comum. Dificilmente as pessoas tomam iniciativa de ir ao médico para saber de fato o que está acontecendo, optando por ficar em casa e se automedicar. Às vezes a dor passa e você descobre que só tinha dormido de mau jeito.
Mas, e quando a dor não passa e a região começa a inchar?
Bom, esse é um dos sintomas do cordoma, um problema raro que afeta 1 ser humano em 1 milhão. Já deu para imaginar o quanto é raro, não é? Durante o texto vamos explicar um pouco mais sobre o cordoma e seus principais sintomas.
O QUE É CORDOMA?
Trata-se de um tumor raro encontrado principalmente na coluna, no cóccix, sacro e na base do crânio. Esse câncer cresce lentamente e geralmente afeta pessoas entre 50 e 70 anos, porém pode surgir em qualquer idade, sendo ainda mais raro.
Por crescer gradualmente, no início não apresenta sintomas e se o indivíduo não tem costume de realizar exames de rotina, não nota o aparecimento. Porém, quando o problema avança, pode afetar órgãos, destrói e comprime estruturas ósseas e nervosas, podendo causar:
- Inchaço na região;
- Dor na coluna;
- Queimação, formigamento e fraqueza nos membros inferiores ou superiores da região;
- Dificuldade para evacuar e falta de controle da urina.
O tratamento do cordoma pode ser um desafio. Geralmente a cirurgia é a melhor opção, porém é um procedimento difícil, principalmente se o tumor tiver invadido estruturas neurológicas. Em alguns casos, a melhor opção é a quimioterapia, radioterapia, radiocirurgia ou imunoterapia.
QUAIS TIPOS DE EXAME IDENTIFICAM O CORDOMA?
O tumor pode ser detectado através de exames de imagens, que mostram órgãos e outras estruturas estrutura no interior do corpo. Sua aparência confirma se é cordoma ou não. Caso os médicos suspeitem do câncer, será solicitada uma ressonância magnética da coluna para confirmar o quadro.
Se você se identificou com alguns dos sintomas citados no texto, clique aqui para entrar em contato com a Clínica Vertebrata e tenha o diagnóstico do que está acontecendo, não conviva com a dor, inicie seu tratamento e tenha uma vida saudável.