Peso excessivo na mochila pode causar problemas de coluna nas crianças

21 de março de 2017 | sem comentário | Categoria(s): Escoliose, Hérnia de disco, hipercifose, hiperlordose, problemas de coluna em crianças

Estudantes que carregam peso excessivo na mochila durante o ano letivo têm a postura e a saúde da coluna prejudicada

O período de volta às aulas é cheio de novidades para os estudantes. Novos colegas, professores, mais disciplinas, mas também, mais livros e material escolar para carregar diariamente. É preciso ter cuidado com o peso excessivo na mochila, pois a longo prazo é prejudicial para a coluna das crianças e adolescentes ainda em fase de crescimento, podendo causar doenças como escoliose e hiperlordose.

Veja a seguir mais informações sobre os problemas que uma mochila pesada demais pode causar na coluna e dicas para aliviar e distribuir melhor o peso carregado pelos estudantes.

Por que o peso excessivo na mochila é prejudicial?

O limite de peso para ser carregado nas costas deve equivalente a 10% do total do seu peso. Quando este número é ultrapassado, a coluna passa a sentir os danos do esforço dos ossos em sustentar mais do que pode. Alguns sinais de peso excessivo na mochila podem ser identificados quando ela puxa o estudante para trás, levando-o a dobrar a coluna e fazer um arco com as costas. Essa posição pode comprimir a coluna vertebral, com as vértebras pressionando os discos entre elas.

problemas de coluna em criancas

Outro sinal é que se a criança ou o adolescente precisa se inclinar para frente ao caminhar com uma mochila, ela está muito pesada. Isso pode resultar em má postura constante e ombros cronicamente arredondados. Além disso, se o aluno necessita levantar a cabeça para enxergar onde está indo, provavelmente sofrerá com dores crônicas no pescoço e nervos comprimidos.

Problemas de coluna causados pelo peso excessivo na mochila

Inúmeras são as possibilidades de problemas causados pelo peso excessivo na mochila de crianças e adolescentes, principalmente por estarem ainda em fase de crescimento e desenvolvimento dos músculos e ossos da coluna.

Veja a seguir 5 complicações que o uso de uma mochila pesada pode causar à coluna:

1) Escoliose: Deformidade em curva da coluna vertebral para um dos lados e deixa um ombro mais alto que o outro. Isso pode acontecer em quem carrega a mochila em apenas um dos ombros. Os sintomas da escoliose são dores nas costas, braços e pernas.

2) Hiperlordose: O bumbum fica empinado porque há um aumento da curva que fica próxima à base da coluna. O principal sintoma da hiperlordose costuma ser principalmente dores nas pernas.

3) Hipercifose:  Aumento da curvatura no meio da costas, deixando ombros e pescoço inclinados para a frente e formando uma corcunda. Os sintomas da hipercifose são dores nas costas, braços e mãos.

4) Pinçamento do nervo: A coluna possui amortecedores entre uma vértebra e outra. A má postura ou movimentos bruscos podem fazer com ele saia do lugar e comprima a medula. O resultado é a dor aguda ao realizar um determinado movimento.

5) Hérnia de disco: Quando algum amortecedor (ou disco) sai do lugar por esforço e postura indevida, pode dar origem a uma hérnia de disco na coluna, limitando os movimentos.

O que fazer para aliviar o peso carregado na mochila

Se você quer evitar que os prejuízos à coluna devido ao peso excessivo na mochila afetem seu filho, é importante saber que é possível amenizar ou evitar que os problemas surjam com 5 soluções simples:

  • Opte por uma mochila que caiba o absolutamente necessário, pois se houver espaço sobrando, certamente o aluno levará peso extra.
  • A mochila ideal deve ter alças largas, acolchoadas e ajustáveis nos ombros .
  • Ajuste as alças de modo que a parte inferior da mochila, quando cheia, não fique a menos de quatro centímetros abaixo da cintura.
  • Pese a mochila, e se o resultado for maior que 10% do peso de quem a carrega, é preciso deixá-la mais leve.
  • É essencial carregar a mochila uma alça em cada ombro.

Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *