Você sabe o que é hiperlordose?

2 de maio de 2022 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

A coluna vertebral tem uma leve curva para dentro na região lombar, essa condição se chama lordose, sendo considerada normal, pois é uma característica normal do corpo.

Contudo, quando essa curva é muito elevada é chamada de hiperlordose e pode se tornar um problema para o paciente. Sintomas como dores lombares são comuns, principalmente depois de ficar muito tempo em pé ou sentado.

Em pacientes com hiperlordose o bumbum fica visivelmente arrebitado e a barriga mais para frente. Em casos com curvatura bem acentuada, essa condição gera uma série de dificuldades de movimento.

Causas da Hiperlordose

Muitas vezes o indivíduo já nasce com a lordose, mas há casos em que essa condição se desenvolve ou piora, levando à hiperlordose. Como é o caso de pacientes que sofrem com artrite, inflamação das articulações que pode causar deformidade e dificuldade de movimentos.

A realização inadequada de exercício físico também leva à hiperlordose, assim como a má postura. O uso de saltos aumentam as chances de alteração permanente na coluna. Outros problemas também geram a hiperlordose, como a acondroplasia, discite, cifose e espondilolistese.

 

Tratamento

Quando a curvatura da coluna é bem acentuada, é indicada a realização de cirurgia para minimizar ao máximo essa curva. Em casos leves são administrados remédios como o anti-inflamatório e atividades físicas acompanhadas por um profissional, com o objetivo de fortalecer os músculos, diminuindo as dores durante a movimentação.

 

É possível prevenir a hiperlordose?

Quando a hiperlordose não é consequência de uma doença, sim! Comece praticando exercícios físicos regularmente, mas garanta que estão sendo feitos da forma correta. Procure “ajustar” sua postura ao andar, ficar sentado ou até mesmo deitado, pode parecer besteira, mas existem formas adequadas de fazer isso. Evite sapatos com salto alto, pois impedem que a coluna assuma uma postura adequada.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também