Principais lesões na coluna sofridas por um jogador de futebol

2 de julho de 2014 | sem comentário | Categoria(s): coluna cervical, dor na coluna

Embora os membros inferiores do corpo de jogadores de futebol sejam os mais atingidos, eles também sofrem lesões na coluna. Para entender melhor, é só observar a Copa do Mundo 2014.lesões na coluna jogador de futebol

O risco de lesão no futebol profissional é elevado: a incidência é estimada em 10 a 15 lesões para cada 1000 horas de prática do esporte. Basta assistir a uma partida da Copa do Mundo que está rolando no momento para entender que a estimativa faz sentido. Ver jogadores atirados no chão segurando as pernas ou saindo do campo na maca não é incomum. Um dos casos mais recentes e que provavelmente preocupa os brasileiros talvez seja a lesão do atacante Neymar Jr, grande estrela do time, que se machucou no último jogo contra o Chile e está sendo poupado dos treinos para o jogo contra a Colômbia na sexta-feira, dia 4.

Os tipos mais comuns de lesões no futebol são as entorses, estiramentos e contusões. A maioria tem origem traumática, sendo que aproximadamente 20% são atribuídas a faltas ocorridas durante o jogo.Embora 65% dos traumas ocorram nas pernas, lesões na coluna também são comuns, mesmo que indiretamente: 10% das lesões são na cabeça e 6% no tronco.

Principais lesões na coluna sofridas por jogadores de futebol

As lesões na cabeça podem ter efeito direto na coluna cervical, responsável pela sustentação da cabeça. Um jogador costuma cabecear em média 10 vezes durante um jogo e muitas vezes nos treinos, o que pode acabar prejudicando também a região cervical.lesões na coluna jogador de futebol 2

A coluna torácica é responsável pela estabilização do tronco e sustentação da região cervical. Embora as lesões na coluna torácica sejam incomuns em atletas, elas podem ocorrer em esportes que envolvem alta velocidade e impacto, como o futebol. As mais freqüentes são as nos tecidos moles (distensões, contraturas e contusões), hérnia de disco e fraturas vertebrais.

É interessante notar que a coluna vertebral está envolvida no mecanismo de transmissão e coordenação dos movimentos entre os membros superiores e inferiores. Essas estruturas incluem ossos, articulações, músculos, ligamentos e os discos intervertebrais, que agem continuamente no sentido de potencializar a força a ser desprendida pelos membros. Por isso, lesões na coluna podem prejudicar todas as partes do corpo.

Alguns estudos mais recentes apontam a coluna vertebral como uma região importante e responsável pela origem de vários sintomas nos ombros, braços e mãos quando afetada a coluna cervical (pescoço), e no quadril, joelhos, tornozelo e pés, quando afetada a coluna lombar (coluna baixa).

Assim, além da preocupação com as lesões mais freqüentes, os jogadores de futebol devem também estar atentos às lesões na coluna, que podem acabar interferindo na saúde e no rendimento em campo.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *