Dor na coluna lombar? Pode ser lombalgia!

19 de janeiro de 2015 | 2 comentários | Categoria(s): coluna lombar, tratamentos

dor na coluna lombar ou lombalgiaA Lombalgia ou dor na coluna lombar é uma causa significativa de incapacitação em todo o mundo.

Existem várias causas das dores na parte inferior das costas. A principal delas é a degeneração do disco intervertebral. Os discos estão localizados entre cada uma das vértebras e proporcionam absorção de choque, flexibilidade e força para a coluna. Veja mais:

A lombalgia acontece quando uma pessoa tem dor na coluna lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. Não é caracterizada como uma doença, mas como um tipo de dor que pode ter diferentes causas, algumas complexas. No entanto, na maioria das vezes, o problema não é sério, somente em casos mais extremos, quando a dor se irradia para as pernas com ou sem dormência.

Saiba o que é e como tratar a lombalgia, um dos problemas mais comuns relacionados à coluna

Frequentemente, o problema é causado pela má postura, ou seja; manter uma posição inadequada para sentar, deitar, abaixar ao chão ou carregar objetos de peso. Outros fatores como inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose e até problemas emocionais, podem ser causadores da lombalgia.

dor na coluna lombar ou lombalgia tratamentoComo tratar a lombalgia ou dor na coluna lombar?

Em casos em que a dor na coluna lombar atinge um nível agudo, todo e qualquer tipo de exercício físico deve ser eliminado da rotina do paciente. É de extrema importância que se faça repouso absoluto, deitado na cama.
Os analgésicos e os anti-inflamatórios podem ser usados, além dos sedativos, que ajudam a manter o paciente em repouso. Já o tratamento cirúrgico é indicado apenas em 10% dos casos em que a crise não passa entre três e seis semanas, em pacientes que têm crises repetidas em um curto espaço de tempo e quando existem alterações esfincterianas.

Enquanto, no adulto, a maioria das lombalgias tem causas e tratamentos simples, a dor lombar adolescentes é incomum e com causas que devem ser investigadas cuidadosamente pelo médico ortopedista, por isso uma rápida busca pela causa e tratamento é de extrema importância!

A lombalgia é um dos problemas da coluna que mais afetam a população. Acompanhe em nosso blog muito mais sobre dor na coluna e outros males.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *