Sinais de lombalgia crônica

30 de novembro de 2020 | sem comentário | Categoria(s): coluna lombar, doenças da coluna, dor na coluna, dor no corpo, lombalgia, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna, vertebrata

No mundo todo, a dor nas costas é um dos motivos mais comuns pelos quais as pessoas vão ao médico ou faltam ao trabalho, sendo a condição considerada uma das principais causas incapacitantes para a atividade laboral.

A boa notícia é que geralmente podemos adotar medidas para prevenir ou aliviar a maioria dos episódios de dor nas costas. No entanto, quando a prevenção falha, há uma série de tratamentos que poderão solucionar o problema. 

 

Dor lombar crônica

Quando uma dor lombar se torna crônica, o paciente passa a sofrer impactos negativos no seu dia a dia. São desde mudanças psicológicas, nutricionais, até mesmo má postura na tentativa de evitar que a dor se manifeste.

Por exemplo, uma pessoa que inicia com um quadro de lombalgia, inicialmente não se preocupa. Pode pensar que é reflexo do trabalho, de práticas esportivas, etc, e acredita que logo o problema irá passar. E muitas vezes, isso ocorre de fato. 

Já quando o episódio desencadeado é de uma dor crônica, é possível que o paciente comece a ficar desanimado, pois a condição influenciará em suas rotinas, diminuindo a disposição para sair, praticar atividades físicas, etc.

O que acontece é que a dor lombar é uma das condições mais incômodas para se levar uma vida normal. O problema pode surgir como uma “pontada” em nossos músculos, irradiando para os membros inferiores.

O desconforto na região se acentua à medida em que realizamos movimentos nos quais a coluna vertebral desempenha um papel importante, como levantar, caminhar ou curvar o corpo.

A dor lombar crônica pode ainda causar tontura, febre e aumento da fadiga. Muitas vezes, a única solução para controlar a dor, antes de iniciar o tratamento, é ficar em repouso.

 

O que causa uma lombalgia?

Uma dor lombar pode ser causada por uma queda, ou mesmo devido a um movimento forçado, como o de levantar algum peso. De fato, as causas dessa síndrome podem ser muitas e de origem variada. 

Anatomicamente, a dor lombar crônica pode vir das estruturas ósseas e ligamentos da coluna vertebral. Outros fatores que ocasionam a condição podem ser de origens traumáticas, metabólicas, tumorais e infecciosas.

No entanto, a causa mais comum de dor lombar crônica é a degeneração dos discos intervertebrais e articulações posteriores, a conhecida hérnia de disco. Isso faz parte do processo de envelhecimento natural da coluna, associado à fraca musculatura abdominal e lombar, excesso de peso, ficar em pé por muito tempo e até má posturas.

 

Sintomas de lombalgia crônica

O principal sintoma da lombalgia crônica é uma dor persistente na região lombar inferior, que se manifesta ao ficar em pé e melhora visivelmente quando a pessoa deita. Também pode ser observada nas nádegas, coxa, na panturrilha, perna e calcanhar.

A dor geralmente não é percebida como um “trilho” que desce das costas até o pé, mas aparece “em pedaços”, na região lombar inferior, nos glúteos e na coxa. A condição pode comprometer a locomoção, devido à dor na parte inferior das costas e nos membros inferiores.

Assim, os sintomas mais comuns são a dor persistente na região lombar inferior, que surge discretamente e pode irradiar para o glúteo, coxa e pernas.

 

Diagnóstico e tratamento da lombalgia crônica

A medicina evoluiu muito nos últimos anos no que diz respeito às abordagens dos problemas de dores nas costas. E a Clínica Vertebrata acompanha essa tendência precisamente, proporcionando um novo conceito na investigação, diagnóstico e tratamento de doenças na coluna.

Há mais de 30 anos promovendo qualidade de vida, o espaço é liderado pelo neurocirurgião Dr. Ailton Moraes e conta com sedes em duas cidades gaúchas, Porto Alegre e Canoas, além de iniciar atendimento médico também no litoral do Rio Grande do Sul, no município de Capão da Canoa.

Referência em saúde, a Clínica Vertebrata atua com os procedimentos mais recentes, buscando oferecer uma rápida recuperação e a melhor qualidade de vida a cada paciente. As técnicas cirúrgicas aplicadas privilegiam os tratamentos minimamente invasivos, em sua maioria de caráter ambulatorial, o que promove, entre outros benefícios, o retorno mais breve as atividades habituais. 

Pare de viver com dor. Conheça um atendimento diferenciado, que identifica as necessidades do paciente e propõe um tratamento adequado para cada caso. Agende um horário com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • 3 cuidados com a coluna na quarentena3 cuidados com a coluna na quarentena A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) abalou o mundo em diversos aspectos e impôs mudanças drásticas nas nossas rotinas diárias.A principal delas é o isolamento social, que fez com […]
  • Dor na coluna lombar? Pode ser lombalgia!Dor na coluna lombar? Pode ser lombalgia! A Lombalgia ou dor na coluna lombar é uma causa significativa de incapacitação em todo o mundo. Existem várias causas das dores na parte inferior das costas. A principal delas é a […]
  • Mitos e verdades sobre a dor na coluna lombarMitos e verdades sobre a dor na coluna lombar A dor na coluna lombar é um problema cada vez mais comum. Segundo a Organização Mundial da Sáude, 85% da população mundial sofre ou ainda vai sentir dor na coluna causada principalmente […]
  • O que é Reeducação Postural Global?O que é Reeducação Postural Global? Reeducação Postural Global: O que é e como pode ajudar no tratamento de dores na coluna Você já se perguntou sobre a Reeducação Postural Global (RPG) e como ela pode beneficiar o […]
  • Jogar futebol afeta minha dor na coluna?Jogar futebol afeta minha dor na coluna? Quantos jogadores de futebol você conhece que já sofreram alguma lesão no campo? Muitos, né? Apesar de ser muito mais comum vermos jogadores de futebol sofrendo lesões no joelho, é […]
  • Contratura muscular e lombalgiaContratura muscular e lombalgia Mas como a contratura muscular pode estar ligada à lombalgia?... esse distúrbio provoca uma série de erros na contração e no relaxamento