Endoscopia da coluna: principais vantagens

27 de junho de 2022 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

Conhecidas como cirurgias minimamente invasivas, estão revolucionando a medicina. Hoje não é mais necessário fazer um corte enorme para “abrir” a coluna do paciente e resolver o problema. Apenas com pequenas incisões e uma câmera é possível solucionar o problema.

Quando a única opção é a cirurgia, muitos pacientes desistem de serem tratados por causa do medo. Como seria após a cirurgia? Seria uma longa recuperação? Será que mexer causaria mais dor? Pois é, quando se trata de problema na coluna, essas são as perguntas que começam a surgir. Mas com a evolução tecnológica o paciente deixa de se preocupar com essas questões.

A Endoscopia da Coluna ou Cirurgia por vídeo é a técnica mais moderna atualmente, que consiste em uma pequena incisão de até 1cm, sendo introduzida uma câmera e equipamentos com precisão que trabalham diretamente no problema.

Agora que você já sabe como é realizado esse procedimento, vamos citar as principais vantagens da endoscopia na coluna. Lembrando que existem cuidados a serem tomados após a cirurgia, mesmo sendo minimamente invasiva.

Menos dor após a cirurgia

O procedimento busca quase não agredir o corpo, mantendo a maior parte dos tecidos saudáveis, sem cortar a musculatura. Uma das vantagens da endoscopia da coluna é ter menos dor após a cirurgia.

Recuperação rápida

Como o objetivo é apenas resolver o problema sem causar demais danos, os ossos, articulações e ligamentos sofrem a menor agressão possível, além de ter pouco sangramento. Desta forma, a recuperação é mais rápida e sem risco de infecções.

Reabilitação precoce

Com a endoscopia da coluna a reabilitação do paciente ocorre de forma mais rápida, já que não precisa ficar muitos dias internado, podendo voltar a ser “ativo” o quanto antes. Movimentar-se ajuda a reduzir as dores, fortalece os músculos e influencia na reabilitação precoce.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também