Escoliose: dores diárias nas costas que afetam suas atividades

11 de maio de 2022 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

Para quem vive com escoliose as atividades diárias podem ser dolorosas. Uma simples caminhada desencadeia dores leves ou agudas, dependendo do nível da assimetria. Ficar sentando ou em pé por muito tempo pode se tornar um desafio.

Em casos comuns a coluna vertebral é reta e alinhada, já em pacientes com escoliose é curvada para um dos lados (direito ou esquerdo), fazendo um formato de “C” ou “S”. Essa doença pode acontecer na infância, enquanto o corpo está se formando ou depois de adulto, não tem uma idade específica para desenvolver essa anormalidade na coluna.

Existem vários tipos de escoliose, cada uma determinada de acordo com a causa, idade do paciente ou sem causa específica, que é o caso da escoliose idiopática. Esse tipo é o mais comum encontrado nos pacientes, pois não se sabe o que causou o problema. A teoria mais relevante é que a causa é hereditária, nenhuma outra teoria se mostrou conclusiva.

Mas como saber se suas dores diárias são ou não por causa da escoliose? Existe algo que possa ser feito para tratar essa anormalidade na coluna? Veja a seguir!

Sintomas: Como saber se tenho escoliose?

A escoliose nada mais é do que uma anomalia na coluna aparente ou pouco aparente. Para saber se você tem ou não essa doença, listamos alguns dos sintomas que podem surgir:

– Altura desigual dos ombros;

– Cintura e costelas aparentemente desviadas para o lado;

– Inclinação do corpo para o lado;

– Dores musculares leves ou fortes.

 

Seja como for, apesar do seu problema ser ou não aparente, é extremamente importante procurar ajuda médica se você está sofrendo com dores constantes nas costas. Desta forma, o médico, através de exames, determinará se você está com a doença.

 

Os tipos de escoliose

Como dissemos lá em cima, existem vários tipos de escoliose, que podem surgir de diferentes causas ou sem causas determinadas. Confira os tipos de escoliose abaixo:

 

Escoliose idiopática: quando a coluna começa a apresentar anomalias sem determinada causa, sendo os casos mais comuns entre os pacientes.

Escoliose congênita: ocorre durante a má formação vertebral, o bebê já nasce com anomalia na coluna.

Escoliose neuromuscular: causada a partir de sequelas de doenças neurológicas, como é o caso da paralisia cerebral e siringomielia, por exemplo.

Escoliose degenerativa: desencadeada por causa do avanço da idade que com o tempo, desgasta os discos e as articulações vertebrais, surgindo anomalias na coluna.

Escoliose secundária: surge a partir de outras doenças.

 

Para ser determinado o tipo de escoliose e seu tratamento, o médico pode fazer uma avaliação da postura, além de pedir exames como raio X, ressonância magnética e tomografia.

 

Tratamentos para a escoliose

O nível de seriedade da anomalia da coluna vai determinar qual será o tratamento adequado. Em alguns casos de curvatura leve não é indicado cirurgia, já em casos de curvatura extrema é realizado procedimento cirúrgico.

 

Casos sem intervenção cirúrgica

Para esses casos que podem ser corrigidos através de exercícios com orientação profissional, é recomendada a prática do pilates. Acredita-se que com um programa de exercícios e alongamentos bem direcionados, pode trazer o tão esperado alinhamento vertebral. Além da prática fortalecer os músculos e aliviar tensões nos discos, melhorando a dor e impedindo que a anomalia na coluna se agrave.

Outra opção de extrema relevância para o tratamento da escoliose é o RPG. Com o objetivo de corrigir a má postura do paciente, reeducando e reabilitando o sistema muscular. Consistem em manipular corretamente a coluna, braços e pernas para que não prejudiquem futuramente nenhuma parte do corpo.

 

Casos que necessitam de intervenção

Para casos em que a curvatura é maior do que 45 a 50 graus normalmente é indicado intervenção cirúrgica, com o objetivo de corrigir a anomalia na coluna, e evitar problemas pulmonares, além de melhorar esteticamente o corpo. Não é apenas o grau da curvatura da coluna que determina o alinhamento cirúrgico, existe um conjunto de outros fatores.

Portanto é importante procurar ajuda médica de qualidade para determinar o melhor tratamento e fazer o acompanhamento correto. Os profissionais da Clínica Vertebrata podem te ajudar a encontrar soluções inovadoras para essa e outras doenças relacionadas com a coluna.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também