19 de agosto de 2024 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral, tratamento para coluna
Muitas doenças da coluna têm maior prevalência na terceira idade devido aos processos degenerativos naturais. Entre essas condições, a espondilolistese é uma doença pouco divulgada, mas pode causar crises de dor intensas e incapacitantes se não for identificada e tratada a tempo.
O que é espondilolistese?
A espondilolistese é caracterizada pelo escorregamento de uma vértebra sobre outra devido ao desgaste do disco intervertebral. Esse deslocamento gera instabilidade na coluna e pode comprimir as raízes nervosas. O tipo de curvatura da coluna do paciente pode influenciar o risco de desenvolver essa condição.
Além disso, a espondilolistese pode resultar de uma pequena fratura na base da coluna, conhecida como espondilólise. Essa condição pode se manifestar desde o nascimento ou durante a juventude, levando a instabilidade local e comprometimento das raízes nervosas.
Sintomas e diagnóstico
A espondilolistese causa dor geralmente localizada na região lombar e pode irradiar para uma ou ambas as pernas. Embora frequentemente confundida com a hérnia de disco, um especialista deve diagnosticar a espondilolistese por meio de exames físicos e de imagem, como raios-X, tomografia e ressonância magnética.
Tratamento:
O tratamento inicial geralmente inclui medicação, como analgésicos simples e opioides, relaxantes musculares e anti-inflamatórios.
Se esses métodos não trouxerem melhora, consideramos tratamentos minimamente invasivos, como infiltrações e descompressão da raiz nervosa.
Em casos mais graves, a cirurgia de artrodese pode ser necessária. Esse procedimento envolve a colocação de um enxerto ósseo para promover a fusão das vértebras e eliminar o movimento anormal no segmento afetado.
Conclusão
A espondilolistese é uma condição que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida, mas com diagnóstico e tratamento adequados, é possível gerenciar os sintomas e melhorar a funcionalidade.
Se você está enfrentando dores na coluna ou suspeita de espondilolistese, a Clínica Vertebrata está à disposição para oferecer um diagnóstico preciso e opções de tratamento personalizadas. Entre em contato conosco e garanta um acompanhamento especializado para sua saúde vertebral.
Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.
Leia também
- Posso voltar ao esporte após a cirurgia de coluna? Dúvidas sobre o retorno às atividades físicas após uma cirurgia de coluna..., portanto, as atividades físicas podem e devem ser incentivadas
- 6 dicas para aliviar dores nas costas durante a gravidez A gravidez é um momento mágico para muitas mulheres, porém, a medida que a barriga vai crescendo, os movimentos vão ficando mais difíceis e logo surgem as dores nas costas.Com certeza […]
- Tratamento para o nervo ciático: Não prolongue sua dor. O sobrepeso, a ausência de atividade física e o costume de passar longos períodos sentado de maneira inadequada são fatores aparentemente inofensivos que comprometem o alinhamento correto […]
- DORMIR DE BRUÇOS FAZ MAL PARA COLUNA? Dormir deve ser um momento relaxante, livre de dores e desconfortos. Ao final de cada dia, é extremamente importante “colocar” nosso corpo para descansar para nos sentirmos dispostos […]
- O que você deve saber sobre fibromialgia As causas da fibromialgia ainda não são totalmente definidas.
Apesar de ter sintomas bem conhecidos, a fibromialgia ainda é um desafio para a medicina pela dificuldade em determinar a […]
- Artrose na coluna: O que é? A artrose na coluna é o nome dado ao desgaste da cartilagem, que ocasiona dores intensas e, também, a diminuição da movimentação.