Evite dores de coluna no home office
5 de janeiro de 2023 | sem comentário | Categoria(s): doenças da coluna, dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas, médico da coluna, postura, vertebrata
O modelo home office foi muito bem-vindo durante a pandemia causada pela covid-19, e permanece até os dias atuais. Porém, trabalhar em casa nos traz certos comodismos, como o fato de trabalhar deitado na cama e isso é prejudicial para a coluna, já que o corpo assume uma postura inadequada durante horas seguidas. Além disso, ficamos automaticamente mais sedentários, pois não caminhamos para chegar ao ponto de ônibus ou até o local de trabalho.
Como já dissemos dezenas de vezes, é importante manter o nosso corpo em movimento, e querendo ou não, ir ao trabalho demanda certo esforço físico. Se você começou a apresentar dores na coluna desde que adotou o modelo home office, fique atento e evite hábitos ruins que prejudicam suas costas.
Faça diferente, mude aquilo que prejudica sua saúde:
- Primeiramente, levante da cama para trabalhar, nosso corpo precisa de disciplina para ser produtivo, e pode não parecer, mas a mente entende que a nossa cama é o lugar que repousamos. Encontre uma mesa para trabalhar e o ideal é que você tenha uma cadeira com encosto para as costas e apoio ajustável para os braços.
- Não mantenha seu corpo parado, tire alguns minutos do dia para alongar o corpo inteiro: pescoço, braços, costas, pernas e pés. Assim você diminui a tensão em terminações nervosas e articulações. É importante dar atenção à região lombar, já que exigimos mais dela por ficarmos horas sentados em frente ao computador.
- Beba água constantemente, pode parecer só um detalhe, mas até esse hábito faz a diferença. Isso porque a água auxilia no funcionamento do nosso corpo, ajudando na circulação sanguínea e, consequentemente, o sangue leva os nutrientes, minerais, vitaminas e oxigênio para as partes que o nosso organismo precisa – Leia nosso artigo sobre o poder da água nas dores do corpo.
Além dessa mudança de hábitos, é importante agendar uma consulta com um médico especialista em coluna para ajudar você a entender o que está acontecendo com o seu corpo. Pode ser que a sua coluna precise de mais do que mudanças de hábitos, e sim de um tratamento e acompanhamento médico. Entre em contato e agende uma consulta com a Clínica Vertebrata mais próxima de você!