Hérnia de Disco – sintomas, causas e tratamentos
5 de julho de 2013 | sem comentário | Categoria(s): coluna cervical, coluna lombar, Hérnia de disco
A hérnia de disco é uma doença que ocorre na coluna vertebral, mais especificamente nos discos intervertebrais, causando muita dor. Saiba mais sobre suas causas, sintomas e tratamentos.
A nossa coluna é formada pelas vértebras e pelos discos intervertebrais que ficam entre as vértebras. Essa estrutura é responsável pelas articulações do nosso corpo.
Quando caminhamos, corremos ou pulamos, a coluna sofre um impacto, afinal ela é responsável pela sustentação do peso do corpo e de todos movimentos que fazemos, como inclinação e rotação da coluna. O disco intervertebral é um amortecedor que serve para absorver os impactos que a coluna sofre diariamente.
A hérnia de disco ocorre quando, por diferentes razões, parte de um disco se desloca e comprime as raízes nervosas da coluna vertebral, causando muita dor na região lombar ou cervical.
A hérnia de disco é a segunda doença patológica que mais afasta os brasileiros de seus trabalhos, perdendo apenas para as doenças cardíacas. Segundo o IBGE mais de 5 milhões de brasileiros sofrem com a hérnia de disco.
Saiba mais como ocorre a hérnia de disco, quais seus sintomas e como tratar a doença.
Quais são as causas da Hérnia de Disco?
As nossas vértebras, são separadas por discos que protegem a nossa coluna. Os discos permitem que haja movimento entre as vértebras, o que permite a você se curvar ou se alongar. A hérnia de disco pode ser causada por predisposição genética, o envelhecimento, pouca atividade física e tabagismo. Carregar ou levantar muito peso também pode comprometer a integridade do sistema muscular que dá sustentação à coluna vertebral e favorecer o aparecimento de hérnias discais.
Sintomas da Hérnia de Disco:
Os sintomas mais comuns são dores localizadas nas regiões onde existe a lesão. A hérnia de disco causa dor na coluna cervical que se irradiam para os braços e mãos. Já a hérnia de disco lombar, acaba irradiando as dores para as pernas e pés. Em alguns casos graves, pode haver perda de força nas pernas.
Qual o tratamento da Hérnia de Disco?
Quando a hernia de disco é lombar e está nos primeiros estágios, o melhor tratamento é o repouso, junto com alguns analgésicos receitados por um médico e com a prática de fisioterapia.
A hérnia de disco cervical é mais delicada e pode exigir tratamento cirúrgico caso o paciente não responda há um tratamento de repouso.
A hérnia de disco é uma doença séria. Ao menor sinal procure um médico especializado.