Hérnia de Disco: uma doença séria que atinge os brasileiros

3 de setembro de 2012 | 1 comentário | Categoria(s): coluna vertebral, dores nas costas, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna

Hérnia de disco atinge grande parte da população brasileira.

A hérnia de disco é uma doença que ataca uma grande parcela da população. Mais de 6 milhões de brasileiros sofrem com hérnia de disco, a qual é provocada, entre outras coisas, pela falta de atividades físicas e pela postura errada durante as atividades diárias.

tratamento para hernia de disco

Depois das doenças do coração, a hérnia de disco é a que mais provoca afastamento de pessoas do trabalho no Brasil. A má postura é a principal causa da doença. Usar salto alto e carregar mochilas e bolsas pesadas também podem ocasionar o problema, curado na maioria dos casos apenas com tratamento para hérnia de disco, que podem durar até 3 meses.

A hérnia de disco é causada por uma lesão dos discos que compõem a coluna vertebral. Estes discos em forma de anel, são constituídos por tecido cartilaginoso e elástico, situam-se entre vértebras e sua função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer impactos. Quase sempre essas hérnias obstruem os espaços intervertebrais por onde saem as raízes dos nervos periféricos, causando dor e distúrbios sensoriais ou motores.

As principais causas das hérnias de disco são predisposições genéticas, envelhecimento, inatividade física, tabagismo e obesidade. Muitas vezes, as hérnias são desencadeadas no momento de carregar ou levantar um peso. Compressões repetitivas, como as que acontecem ao dirigir, por exemplo, podem afetar uma coluna já fragilizada. Outras condições que colaboram no aparecimento das hérnias de disco são: trabalho físico pesado; postura estática prolongada; movimentos frequentes de inclinação do tronco e outros movimentos como levantar, empurrar e puxar.

Para tentar diminuir o pressionamento do nervo ciático uma boa pedida é realizar exercícios físicos para fortalecer a musculatura do corpo. Mas é importante evitar esportes de impacto, como futebol, por exemplo, visto que o problema da hérnia de disco pode se complicar ainda mais. O esporte mais indicado para quem tem hérnia de disco é a natação, pois além de não ter impacto, trabalha praticamente todo o corpo e ajuda a reforçar a musculatura.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *