Longevidade: saiba como garantir uma boa saúde da coluna na terceira idade

10 de maio de 2021 | sem comentário | Categoria(s): Exercícios para coluna

IdososCom o aumento da expectativa de vida do brasileiro indo para 76,7 anos, conforme aponta um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE-2020), como melhorar a saúde da coluna  do idoso para viver bem nesse período de vida?

Os dos fatores fundamentais para diminuir os riscos de desenvolvimento de problemas de coluna durante essa fase da vida é a prática de atividades físicas combinadas com os cuidados com a postura e alimentação saudável.

Ao longo da vida as pessoas exercem suas profissões diante de diversos ambientes profissionais. Sejam eles, administrativos ou até aqueles exigem uma maior força física. Em todos esses ambientes os profissionais devem buscar por de posturas adequadas para o corpo, pois havendo uma constância de postura corporal inadequada poderá surgir, mesmo que anos depois, problemas na coluna.

Para que os passam ter uma terceira idade melhor e sem dores na coluna, separamos uma lista com os problemas mais comuns na coluna dos idosos do nosso país, confira abaixo:

 

Osteoartrite

A osteoartrite é diagnosticada quando o indivíduo possui uma perda na elasticidade do sistema musculoesquelético, ou seja, a região da coluna do paciente fica enrijecida. Com isso, ocorre uma limitação dos movimentos, pois durante a tentativa de se agachar, por exemplo, a pessoa passa a sentir dores.

 

Hérnia de Disco

A coluna vertebral é estrutura por pequenos pedaços de ossos, e esses possuem entre eles uma espécie de isolamento para que durante o movimento do corpo não ocorra o atrito entre uma e outra. Contudo, com as repetições de atividades ao longo da vida, ou quando prematuramente devido à má postura, ela surge até mesmo em fases anteriores. Com o contato entre as vértebras a pessoa passa a sentir dores por menor que seja o movimento.

Osteofitose

A osteofitose, ou o bico de papagaio, como é conhecido popularmente ocorre quando um crescimento irregular do osso ultrapassando a região onde normalmente é ocupada. Com a falta de lubrificação provocada pela doença, o disco fica comprimido provocando dores locais. O histórico de má postura e o sedentarismo são os fatores mais comuns para o surgimento da osteofitose.

Osteoporose

Em seu processo natural, o osso passa por regeneração ao longo da vida. Porém, na fase da terceira idade esse processo natural do organismo deixa de funcionar gerando um enfraquecimento dos ossos.

 

Dicas para o dia a dia do idoso

  • Evite ficar sentado com uma má postura;
  • Procure deixar os objetos em áreas em uma altura adequada;
  • Durante a colocação dos calçados, opte por se sentar. Isso dará mais segurança e diminuirá a sobrecarga sobre a coluna;
  • Quando for pegar objetos no chão, procure se agachar dobrando uma das pernas para facilitar o levantamento;
  • Respeite o limite de peso que suporta;
  • Quando possível, escolha colchões de boa qualidade.

 

 

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também