A importância da reposição de cálcio

27 de setembro de 2013 | sem comentário | Categoria(s): Osteoporose

Nossos ossos são nossa estrutura, o que nos mantém aptos para atividades diversas. Por isso eles necessitam de constante manutenção. Cuidados como a reposição de cálcio que nos ajudarão a ter uma vida e velhice mais saudável.

Segundo informações de médicos especialistas, nossos ossos são recompostos constantemente por apresentar espaços porosos e cavidades que podem aumentar e transformar-se na conhecida e mais comum doença ligada aos ossos, a Osteoporose.

Reposição de Cálcio

Sabe-se que o cálcio é a melhor forma de conservar os ossos em perfeito estado. Porém tudo que é demais pode ser prejudicial, o excesso de cálcio inclusive. A quantidade de cálcio necessária são os 99% que apresentamos em nosso corpo. Ao ultrapassar esta medida ou na falta dela, os ossos podem ser afetados. Pesquisas indicam que excesso de cálcio pode influenciar possíveis infartos.

A idade mais avançada do ser humano é o fator mais comum para apresentar desgaste nos ossos. Alguns biótipos também são mais suscetíveis ao surgimento de doenças nos ossos, as mulheres também apresentam bastante problemas em decorrência da menopausa. Herança genética também está entre as principais causas para doenças dos ossos.

Portanto a reposição de cálcio é indispensável para tratamento e também para evitar tais agravantes. O que se recomenda é que o corpo absorva cerca de 1000mg todos os dias.

Podemos encontrar o cálcio em vários alimentos que fazem parte do nosso dia-a-dia como em queijos, yogurte e demais derivados do leite. Mas engana-se quem pensa que somente ao ingerir cálcio você evita problemas futuros… A vitamina D também é muito importante, seus minerais fortificam e aumentam a massa óssea. Encontramos esta vitamina em peixes, como o salmão, ovos e até mesmo em exposições ao sol.

Então cuide-se! Insira em seu cardápio alimentos com cálcio e tome sol 😉

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *