O corte na cirurgia de coluna é grande?

10 de junho de 2022 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

Atualmente muitos procedimentos cirúrgicos evoluíram, prezando pelo bem-estar do paciente durante a recuperação. Hoje o foco é manter o corpo saudável, mesmo quando falamos em cirurgia de coluna. Com apenas uma pequena câmera é possível realizar procedimentos com mais precisão e menos “agressão” ao corpo, sem desencadear outros problemas futuros.

Diferentemente das cirurgias de coluna tradicionais, um procedimento minimamente invasivo é realizado através de micro cortes, quase imperceptível.
Apesar das duas técnicas terem o mesmo objetivo, no caso de uma abordagem minimamente invasiva há incisões muito menores e, consequentemente, menos agressão aos tecidos do nosso corpo, como pele, músculos, tendões, ossos, entre outros.

Mas os benefícios vão mais além. Este tipo de cirurgia de coluna, geralmente é realizada em caráter ambulatorial e, na grande maioria dos casos, permite ao paciente o retorno para casa no mesmo dia. Também promove uma rápida recuperação, menor risco de sangramento e infecção, menos dor, possibilitando voltar brevemente às atividades de rotina.

As cirurgias minimamente invasivas são indicadas nos seguintes casos: hérnia de disco cervical e lombar, estenose cervical e lombar, ciatalgia, espondilolistese, osteofitose, entre outros.

Entre as técnicas mais usadas está a endoscopia da coluna vertebral, que é feita através de uma pequena câmera inserida em um corte de até 1 centímetro.
Na Clínica Vertebrata, as técnicas aplicadas envolvem o que há de mais recente em tecnologia médica no tratamento da coluna. Traga seu caso para uma equipe referência em saúde, que investiga, diagnostica e propõe o tratamento mais adequado para seu problema.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também