Por que a coluna trava?
5 de janeiro de 2023 | sem comentário | Categoria(s): coluna lombar, coluna vertebral, doenças da coluna, dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas, médico da coluna, postura, Sem categoria, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna
Provavelmente isso já aconteceu com uma pessoa que você conhece, ou até com você mesmo, e a sensação é horrível. Os sentimentos que vêm à cabeça são de preocupação, angústia e medo, tudo o que agrava ainda mais o quadro. A dor é tão intensa, que impossibilita a pessoa de voltar a posição inicial, às vezes a coluna “destrava” naturalmente com alguns minutos, porém há casos em que o paciente precisa urgentemente ir ao hospital. Lá são administrados analgésicos, anti-inflamatórios ou remédios mais fortes dependendo do nível de dor.
Mas por que isso acontece? Geralmente acontece com pessoas que já sofrem de fortes dores há anos, ou pode acontecer durante algum movimento brusco. Pessoas sedentárias estão mais propensas a passar por isso, já que o corpo tem pouca flexibilidade e fortalecimento nos músculos. A má postura também pode influenciar esse acontecimento, ficar em pé com o quadril “torto”, manter os ombros para frente e carregar muito peso pode sobrecarregar o corpo. E por fim, chegamos a causa mais popular: a falta de exercícios físicos. Bom, pare para avaliar, se o corpo está sedentário, sendo exposto ao mínimo de movimentos possíveis, ele começa a atrofiar, mesmo que bem pouco, e quando é exigido um esforço fora de costume, a coluna tem grandes chances de travar.
Tratamento para a coluna travada
É ideal que a pessoa procure um médico especialista em coluna para que seja diagnosticada a possível causa do quadro de dor. É extremamente importante ter acompanhamento profissional, onde será administrado remédios para abreviar a dor e compressas quentes. Com a melhora da dor, poderá ser indicada reabilitação motora, fisioterapia, RPG e exercícios de musculação com acompanhamento profissional.
Para evitar que a sua coluna trave é interessante manter seu corpo em movimento. Opte por atividades leves, como caminhadas de rotina em terrenos planos, comece aos poucos. A natação e hidroginástica são atividades que também não exigem grande esforço, além de ser monitoradas de perto por um profissional. A vantagem é estar dentro da água, um lugar em que seu peso não pressiona as áreas da dor, permitindo que você faça movimentos de repetição que fortalecendo suas articulação e musculatura.
Não normalize a dor, desconfortos agudos a ponto de travar suas costas não são normais. Coloque a sua saúde em primeiro lugar, clique aqui e agende a sua consulta.