POR QUE MULHERES GRÁVIDAS SOFREM COM DORES NAS COSTAS?

23 de setembro de 2022 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral, dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas, gestação, gravidez

Você sabia que 80% das mulheres grávidas sofrem com dores nas costas? Provavelmente você já deve ter vista uma gestante com a mão nas costas, acariciando a região lombar, devido à dor generalizada pela gravidez.

Mas por que isso acontece?

Engravidar é um momento importante na vida das mulheres, é quando o corpo se prepara para gerar uma vida. Porém, essas mudanças no corpo feminino não são fáceis e podem desencadear dores ou desconfortos na coluna. Isso acontece porque o corpo libera o hormônio relaxina e estrogênio, que por sua vez, enfraquece os ligamentos da coluna e bacia. A formação do neném aumenta o útero e com o ganho de peso na barriga, os músculos abdominais perdem sua força natural. É muito comum, mulheres grávidas serem diagnosticadas com hiperlordose, já que a curvatura na região lombar aumenta, por causa da sobrecarga.

A hiperlordose, para quem não conhece, é uma condição onde a coluna na região lombar é mais acentuada do que o normal e isso pode causar dores e desconfortos. Geralmente os pacientes com essa condição, possuem o bumbum mais arrebitado, por causa da curvatura.

Pensando em ajudar com o bem-estar das mulheres gestantes, preparamos um conteúdo especial para aliviar as dores nas costas durante a gravidez, clique aqui para acessar.

Algumas grávidas também se queixam de fraqueza e formigamentos nas pernas, condição associada aos pacientes que têm dor no nervo ciático, porém, ainda não há estudos que confirmem que o aumento do útero acometa esses sintomas. Por esse motivo, é importante ter um acompanhamento médico caso haja piora no quadro das dores nas costas ou de sintomas relacionados.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também