Causas e sintomas de artrose na coluna
1 de junho de 2015 | 2 comentários | Categoria(s): coluna vertebral, dor na coluna, dores nas costas, Exercícios para coluna
A má postura é uma das causas da artrose na coluna lombar, dorsal e cervical e os sintomas podem aparecer em mais regiões além da coluna.
A artrose é uma doença reumática comum em pessoas com mais de 65 anos de idade que causa dor, rigidez e dificuldade de movimento nas articulações.
A artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Além disso, é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido, de acordo Organização Mundial de Saúde (OMS).
Apesar disso, a artrose ainda é motivo de dúvidas para muita gente. Além das mãos e joelhos, onde é mais conhecida, a artrose na coluna também acomete muitos pacientes e pode ser bem difícil de lidar.
A artrose na coluna ou espondilose como também é conhecida também é muito comum nas pessoas de mais idade e, quando não tratada, pode levar à perda da estrutura espinhal normal e limitação da função.
Para tratar a artrose, hoje existem técnicas modernas que podem ajudar na manutenção da qualidade de vida dos pacientes.
Saiba mais sobre as causas, sintomas e como tratar a artrose na coluna.
Causas da artrose na coluna
Conforme vamos envelhecendo, podemos desenvolver dores nas costas e maior dificuldade de movimentação, assim como rigidez nas articulações, devido ao desgaste dos discos entre as vértebras. Durante muito tempo houve a convicção de que a artrose era um processo natural da degeneração da articulação causada pelo envelhecimento, mas hoje, este é considerado um dos fatores de risco.
A artrose possui diversas causas além do processo de envelhecimento natural.
Além do processo natural de envelhecimento, obesidade, movimentos repetitivos, falta ou excesso de exercícios físicos, traumatismos e predisposição genética são outras causas da artrose.
Sintomas da artrose da coluna
A dor nas costas é o sintoma mais frequente, mas devido à compressão dos discos nas articulações da coluna, as dores podem aparecer também no quadril, pernas, pescoço, assim como, inchaços e dores ao fazer exercícios físicos.
A artrose da coluna causa dor no pescoço (coluna cervical), no dorso (dorsal) ou na região lombar. Nesses casos, é comum que os bicos de papagaio formados ao longo da espinha irritem os nervos, causando dor, dormência e formigamento nos membros superiores ou nos inferiores, dependendo da localização.
Em graus variados de intensidade e em diferentes partes da coluna lombar, cervical ou dorsal, a artrose afeta a maioria da população. Atletas, pessoas que extrapolam nos exercícios físicos, que passam muito tempo no computador ou videogame, idosos ou trabalhadores que forçam constantemente as articulações estão mais sujeitos a desenvolver a doença, que afeta os nervos da coluna e causa desgaste dos discos vertebrais.
Diagnóstico e tratamento da artrose na coluna
Dores nas costas não devem ser ignoradas. É preciso procurar um especialista para fazer o diagnóstico, que será feito com base nos sintomas que o indivíduo apresenta, podendo ser encaminhado para a realização de exames como a radiografia da coluna ou ressonância magnética. Se você tem dores recorrentes nas costas, procure um médico especializado em artrose e faça um diagnóstico da coluna.
Como tratar a artrose na coluna
Os métodos essenciais para tratar a artrose na coluna são através de exercícios físicos focados no fortalecimento dos músculos e na postura para manter o bom funcionamento das cartilagens. Uma atividade física que ajuda muito no tratamento da artrose da coluna é a natação, por exemplo. Atitudes saudáveis e mesmo os tratamentos com medicamentos, fisioterapia ou cirurgia ajudam a aliviar os sintomas da artrose, já que esta doença não tem uma cura definitiva. E em caso de dores crônicas inicie imediatamente o tratamento para evitar que a solução tenha que ser via cirurgia de artrose na coluna.
2 Comentários
Olá, eu passei por uma cirurgia de artrodese na cervical por causa de hérnia de disco em C5 e C6 e 3 meses depois precisei passar por outra cirurgia por soltura de metal. Tenho artrose na cervical e bico de papagaio e agora por ultimo fiz ressonância magnética da cervical aonde apareceu um abaulamento na C7 e desidratação de C2 a C7 e retificao nas vértebras. Tenho protusao discal na coluna dorsal. Tenho protusao dical na lombar e desgastes nas vértebras também. Tenho sofrido com muita dor. Minha ressonância da lombar deu protusao discal e também deu hipersinal intraespinhoso com saturamento de gordura e rotura do anel fibroso. Não tenho mais qualidade de vida convivo com dores tenho 35 anos. Ja passei por vários bloqueios na lombar e também fiz procedimento com Ketamina e nada adianta. Sem falar que depois que acordo do bloqueio sinto dores horríveis. Minha perna esquerda repuxa. Faz três anos que estou assim.
Excelente orientação!!!